Equipe terá atletas que já estão em campanha olímpica para Los Angeles 2028
O Barco Brasil está confirmado para o 19º Campeonato Brasileiro de HPE-25, que ocorrerá de 29 de agosto a 1º de setembro em Ilhabela (SP). A equipe será composta por José Guilherme Caldas, Guto Campelo, Juliana Duque e Rafael Martins.
O quarteto tem participado dos principais campeonatos da classe de one-design, conquistando o título da XVIII Regata Aleixo Belov na Bahia e pódios no Warm-up da Copa Mitsubishi e na Regata Vela Show.
Além das competições na Classe HPE-25, a equipe do Barco Brasil também compete na RGS com o Mussulo 55, todos com as cores do projeto da campanha de Volta ao Mundo.
”Temos uma equipe muito entrosada e que já conhece bem o HPE-25. Nosso objetivo é conquistar o título e divulgar as cores do Barco Brasil para toda a comunidade náutica”, disse José Guilherme Caldas.
A bordo do Barco Brasil, os baianos Rafael Martins e Juliana Duque são bicampeões brasileiros de Snipe e medalhistas pan-americanos em Lima 2019 e Santiago 2023. Os dois estão em campanha olímpica para Los Angeles 2028. Juliana Duque também é tricampeã mundial de Snipe.
Parte da equipe participou neste fim de semana da Regata Aratu-Maragojipe, que celebrou sua 55ª edição. O time de José Guilherme Pereira Caldas e Luiz Bolina utilizou o modelo Bavaria 55, anteriormente conhecido como Mussulo, e ficou em oitavo lugar no geral.
A regata teve um percurso de 32 milhas náuticas no litoral baiano. ”Foi uma regata com vento muito fraco, o que não nos favoreceu, mas o trajeto ao lado dos saveiros foi lindo e foi uma oportunidade única. Também foi uma excelente oportunidade de confraternização e divulgação do nosso projeto. Agora, partimos para o Rally Salvador-Recife e depois para a REFENO”, afirmou Caldas.
A Regata Aratu-Maragojipe, que contou com mais de 100 barcos, é conhecida como a maior prova em águas abrigadas do país, atravessando a Baía de Todos-os-Santos e o Rio Paraguaçu.
José Guilherme Pereira Caldas e Luiz Bolina estão se preparando para a Volta ao Mundo Globe40, que começará em setembro de 2025, enfrentando sete meses de competição pelos mares do planeta a bordo de um Class40.
O Barco Brasil também participou recentemente da Semana Internacional de Vela de Ilhabela com o Mussulo 55 e está confirmado para a REFENO no final de setembro, prova que liga Recife (PE) a Fernando de Noronha.
Sobre o Barco Brasil
A participação do Barco Brasil em eventos faz parte do treinamento de José Guilherme Caldas para a Globe40, regata de Volta ao Mundo em duplas, que começará em 2025. Caldas estará a bordo de um Class40, ao lado de Luiz Bolina, enfrentando os desafios dos mares do planeta.
Esta será a segunda campanha brasileira oficial em uma volta ao mundo, relembrando o pioneirismo do Brasil 1 na Volvo Ocean Race. Há 19 anos, Torben Grael liderou o barco nessa histórica disputa pelos mares do mundo.
A Globe40 está agendada para os anos de 2025 e 2026, com início previsto para setembro do próximo ano na Europa, abrangendo mais de 30.000 milhas de regata.
Leia mais sobre o Barco Brasil
Foto:Flávio Perez | On Board Sport 26