Projeto Rede de Núcleos, do IEE, está no clima olímpico com atividades esportivas envolvendo quase 5 mil alunos

0
45

De olho nos Jogos de Paris, Instituto Esporte e Educação promoveu ações com diferentes modalidades em seus núcleos de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco

O clima olímpico tomou conta do Rede de Núcleos, do Instituto Esporte e Educação (IEE). Alunos do projeto participaram de diversas atividades envolvendo modalidades esportivas que estão nos Jogos de Paris. Foram 4.607 participantes nas ações com a temática Olimpíada, movimentando crianças e adolescentes, que conheceram modalidades menos tradicionais como badminton, esgrima, escalada esportiva, golfe, rugby, entre outras.

As atividades tiveram a participação dos núcleos Capistrano de Abreu, Feitiço da Vila, Casa Blanca, Jaguaré, Campos Salles, Princesa Isabel e Jardim São Luís, na capital paulista; Embu/Casulo, Cajamar e Carapicuíba, na Grande São Paulo; São Sebastião, no litoral paulista; Jacarepaguá e Deodoro, no Rio de Janeiro; Charneca, Ponte dos Carvalhos, Cremilda, Gaibu, Reginaldo Loreto, Antônio Benedito, Eronides Soares, Conde de Boa Vista e Pontezinha, em Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco.

E não faltaram opções de modalidades para que os alunos dos diversos núcleos pudessem viver o momento olímpico. Com direito a tocha olímpica e medalhas confeccionadas pelas crianças e jovens. Sempre com muita criatividade.

No atletismo, teve arremesso de peso, corrida de 25 metros, salto em distância e corrida de revezamento, além de vários outros esportes, como vôlei, futebol, tiro ao alvo, tênis, lutas, surfe, tiro esportivo, ginástica, hipismo, ciclismo, handebol e basquete.

“Com as atenções voltadas para os Jogos de Paris, nada melhor do que envolver nossos alunos nesse clima olímpico, com as diferentes atividades. Foram momentos de diversão e aprendizado para todos”, afirma Celiane de Oliveira, coordenadora pedagógica do IEE.

O Rede de Núcleos é referência nos locais em que atua. Ao longo do ano, o projeto leva a prática de esporte e atividade física, assim como ações socioeducativas, a diferentes comunidades do Brasil, com conteúdos relacionados a esporte, saúde, cultura, protagonismo, cidadania e comunidade.

O Projeto Rede de Núcleos – Estruturado a partir de parcerias locais e institucionais, o Rede de Núcleos é considerado referência na comunidade ao redor. Com o Projeto, o IEE atende crianças e jovens em núcleos na Capital Paulista, na região metropolitana de São Paulo (Osasco, Carapicuíba, Cajamar e Embu) e no Interior do Estado (Pindamonhangaba e São Sebastião), Rio de Janeiro e Pernambuco. Os alunos têm programação semanal de atividades esportivas, festivais e competições, projetos culturais e comunitários, levando os conteúdos desenvolvidos, aproximando os núcleos e os professores das comunidades atendidas, promovendo a prática esportiva, com muito movimento, união, educação e alegria.

O Projeto Rede de Núcleos conta com os seguintes Parceiros: Mercado Livre, Grupo CCR, Instituto CCR, Achè, Novelis, Bank Of America, Grupo ULTRA, Instituto ULTRA, Daiichi Sankyo, Comgas, EDP São Paulo, Pfizer, Polimix, ISA CTEEP, Eternit, Grupo SIMPAR, TRW, Mundial Logística, TrackAndField, Banco ABC, Escola Mobile e Santil via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal, ROCHE e Bloomberg.

Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,5 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 63 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia já chegou em 27% dos municípios brasileiros (1.488).

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Saiba mais sobre o IEE: 
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram : https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/

Foto:IEE / Divulgação