A vela brasileira foi impacta com a notícia que o país do futebol vai receber o a maior evento de vela do mundo, o BRAZIL SAIL GRAND PRIX SailGP no período de 3 e 4 de maio 2025. Única competição oceânica na América do Sul e com a apresentação e participação do time brasileiro Mubadala Brazil SailGP. Rio de Janeiro será o grande centro deste evento mundial.
A organização da SailGP, revelou seu calendário da temporada 2024/2025, com novos eventos no Brasil, Alemanha, Suíça e Auckland, além de um retorno à Grã-Bretanha e Nova York.
Com duração de 12 meses – começando e terminando em novembro (2024-2025) – a temporada será a mais extensa da liga até o momento, com 14 eventos em cinco continente
No Brasil o comando do GRAND PRIX SailGP e time nacional estará a cargo do empresário e velejador Alan Adler da IMM.
Alan Adler é o grande idealizador do projeto do único barco brasileiro a participar da regata internacional The Ocean Race com o Brasil 1.
Já o Rio de janeiro volta ao podium de grandes regatas internacionais, o Rio recebeu seis edições da regata The Ocean Race que hoje tem parada pela quinta vez na cidade catarinense de Itajai.
A grande pergunta é como será formado o time da Mubadala Brazil SailGP que está sendo comandado pelo Alan Adler.
Vale lembrar que o campeão olímpico Torben Grael foi integrante do time de Alan no Brasi 1 como também o velejador Joca Signorini, o catarinense André Fonseca..
O Brasil hoje tem grandes nomes como Martine Grael, Bruno Fontes e Robert Scheidt e a brasileira Kahena Kunze, bicampeã olímpica entre outros.