Etapa final da Estrada Real abre com vitórias de Gustavo Xavier e Iara Caetano no XCC

0
34
estrada real

Primeiro dia de provas em Ouro Branco tem disputas definidas nas últimas voltas, nesta sexta-feira (17)

A grande final da Internacional Chaoyang Estrada Real estreou nesta sexta-feira (17) em Ouro Branco (MG), com as provas de XCC, o cross country short track. Gustavo Xavier e Iara Caetano foram os vencedores da prova mais curta. A competição organizada pela Avelar Sports definirá os campeões da temporada 2024, com a somatória de pontos das três etapas do ano.

A prova de XCC contou com um trajeto montado na Praça de Evento de Ouro Branco (MG), onde serão feitas todas as largadas e chegadas do final de semana. Homens e mulheres correram por 20 minutos e finalizaram com uma volta de 1,4 km. Na elite masculina, o paulista Gustavo Xavier acertou na estratégia e assumiu a liderança nas voltas finais, numa disputa emocionante com Luiz Cocuzzi, que terminou como vice-campeão. O pódio foi completado por Patrício Farias.

“Foi uma super prova! Fiz uma prova tática, fiquei perseguindo os líderes. Faltando duas voltas para o final, lancei um ataque com força total, o ataque da vitória. O Cocuzzi reagiu, me passou e aí, quando abriu a última volta, ainda tinha um gás. Consegui abrir um gap do Cocuzzi, finalizei o dia como campeão no XCC”, contou Gustavo Xavier, atleta da Specialized Racing BR.

“É a primeira vitória do ano. Tive uma lesão no joelho, fiquei um mês parado, agora estou conseguindo voltar numa boa forma e super animado, temos muitas provas importantes pela frente.”

Uma disputa intensa, com muitas trocas de posições, agitou o público durante a prova da elite feminina. A vencedora foi Iara Caetano, bicampeã pan-americana de XCE, o Cross Country Eliminator. Sabrina Oliveira ficou em segundo lugar, e Luiza Cocuzzi completou o pódio.

“Fui dando alguns ataques durante a prova para sentir como estavam as outras atletas e para sentir o meu corpo, já que estou vindo de uma sequência grande de provas. Observava a reação das adversárias e me divertia também, a cada volta. Estava num ritmo confortável para mim. Quando nos aproximamos das últimas voltas, segui o ritmo da Sabrina, que estava bem forte. No final, dei o meu máximo e consegui a vitória”, explicou Iara Caetano, campeã de XCC também na etapa de Arcos (MG) da Internacional Chaoyang Estrada Real.

O evento segue com as provas de  XCO (cross country olímpico) no sábado e XCM (cross country maratona) no domingo. As disputas serão transmitidas ao vivo pelo canal oficial.

A competição também vale pontos para os rankings olímpico e mundial. A Internacional Chaoyang Estrada Real de MTB faz parte do calendário internacional da UCI , Ranking Brasileiro e Ranking Mineiro.

No que se refere ao ranking da Estrada Real, Luiz Henrique Cocuzzi lidera com 83 pontos na elite masculina e Letícia Cândido no feminino com 85.

Veja o ranking completo — https://www.gpscontrolcrono.com.br/204/RANKING.pdf

Maratona das Maratonas

A maratona da Estrada Real ficou famosa por passar em percursos lindos da região, por mais que tenha muita subida acumulada, o atleta consegue vivenciar uma experiência com o mountain bike de forma única. Além da cidade ser super bem localizada, permitindo que muitas pessoas da região possam acompanhar o evento.

As distâncias terão aproximadamente 44km para o percurso reduzido do XCM e 70km para o completo.

Conhecida pela alta tecnologia e investimento nos equipamentos, a organizadora de eventos transmitiu suas duas primeiras etapas e agora irá encerrar o ano com chave de ouro, levando para Minas Gerais dezenas de câmeras de alta definição, transmissão via helicóptero, caminhão de edição e drone, além das melhores imagens do MTB brasileiro.

O fã poderá acompanhar as transmissões ao vivo no link https://www.youtube.com/@avelarsports/streams além de rever as outras etapas.

A Estrada Real

Famosa no Brasil, a Estrada Real é considerada a maior rota turística do país. São mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A sua história surge em meados do século 18, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro.

A Serra do Ouro Branco é uma importante área de recarga das bacias do rio Paraopeba e rio Doce. Apresenta uma grande quantidade de nascentes e cursos d’água, que, em sua maioria, formam o Lago Soledade. Além disso, fornece toda a água que é consumida pela cidade de Ouro Branco.

Sobre a Avelar Sports:

Fundada a partir da paixão do ex-atleta de Mountain Bike Felipe Avelar. Graduado em Educação Física, Avelar foi profissional de 2005 a 2011 nas equipes da KHS e CALOI. Representou o país em Campeonato Pan-Americano, Copa do Mundo e Campeonato Mundial em países como Argentina, México, Colômbia, Chile, Escócia e França.

Um dos grandes diferenciais da marca é a constante inovação e investimento em prol do esporte. A empresa possui uma das maiores estruturas da América Latina para locação e em seus eventos usa 100% de estrutura própria. Única no segmento esportivo capaz de montar, executar e transmitir ao vivo todos os eventos.

Em 2019 venceu o prêmio Guidão de Ouro com o evento Internacional Chaoyang Estrada Real – Etapa Ouro Branco como melhor evento de MTB do ano.

Todo o processo de gestão e organização de eventos conta com um gerenciamento estratégico, assim como pensar soluções criativas em abordagens esportivas, personalizando projetos e gerando valor em todas as cadeias envolvidas.

Mais Avelar Sports

A empresa conta ainda com empreendimentos rurais e transmissões esportivas via Youtube (principalmente em ciclismo). A Avelar também tem quatro lojas de artigos de ciclismo, com centenas de produtos. São três lojas físicas (duas em Conselheiro Lafaiete e uma em Belo Horizonte), além do e-commerce, encontrado no site https://www.avelarshop.com.br/, que tem a entrega mais rápida do Brasil por conta de uma parceria com o Mercado Livre. Os leitores da Onboard têm cupons de desconto, o ONBOARD5. Este é exclusivo em todo o site.

Foto: Alemão Silva