Novo Porsche Taycan Turbo GT estreia como Safety Car da Fórmula E

0
32
formulae

Carro estreia na rodada dupla deste final de semana 11 e 12 de maio

O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E anunciou seu novo Safety Car para a décima temporada. Trata-se do Porsche Taycan Turbo GT. O carro fará sua estreia na rodada dupla de Berlim, na Alemanha, no E-Prix SUN Minimeal Berlin 2024, nos dias 11 e 12 de maio. A competição elétrica já teve oito etapas neste ano.

A presença da Porsche na Fórmula E reflete seu compromisso com a sustentabilidade e a eletrificação. A experiência adquirida no automobilismo informa os avanços na produção em série, como exemplificado pelas melhorias contínuas no modelo Taycan.

O modelo Taycan Turbo GT elétrico foi revelado pela primeira vez nesta temporada como o Porsche de série mais potente de todos os tempos, alcançando tempos de volta recordes em Nürburgring, na Alemanha, e Laguna Seca, nos Estados Unidos.

A partir do E-Prix SUN Minimeal Berlin 2024, de 11 a 12 de maio, duas variações do carro em cores diferentes estarão disponíveis na pista. Um para guiar as equipes na pista e outra reserva.

“A sustentabilidade e a eletrificação são de grande importância para a Porsche, o que se reflete em nossas atividades automobilísticas, incluindo a implantação do Taycan Turbo GT como Safety Car”.

”Isso simboliza o fato de que aprendemos com o automobilismo para aplicações em série. Na Fórmula E, isso se aplica especialmente aos nossos carros esportivos elétricos, por exemplo, na gestão de energia. Essa é outra razão pela qual o Taycan melhorou recentemente em quase todas as disciplinas”, comentou Thomas Laudenbach, vice-presidente da Porsche Motorsport.

Um carro potente e inovador

Equipado com o pacote Weissach opcional, o Porsche Taycan Turbo GT atinge aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 2,2 segundos e uma velocidade máxima de 305 km/h. Seu MODO ATAQUE baseia-se diretamente na tecnologia da Fórmula E, como visto em todas as máquinas GEN3, incluindo o Porsche 99X Electric, vencedor do Campeonato Mundial.

Com o MODO ATAQUE ativado, o carro recebe um aumento temporário de até 120 kW de potência adicional. Dos dois novos Safety Cars da Fórmula E, um contará com a atualização do pacote Weissach, que inclui uma asa traseira e sem bancos traseiros, e o outro com o pacote padrão sem a asa traseira adicionada, bem como dois bancos dianteiros e dois traseiros.

Desenvolvido com expertise e paixão

Tal como a abordagem pioneira por trás do carro de corrida de Fórmula E da Porsche, o Porsche 99X Electric, o Taycan Turbo GT foi desenvolvido nas instalações de I&D da Porsche em Weissach (ALE), que operam em uma base líquida neutra em carbono.

A supervisão e manutenção dos veículos continuarão sob a experiência dos especialistas da Porsche da Manthey em Nürburgring (ALE), encarregados de implementar quaisquer adaptações necessárias. Essas melhorias abrangem desde luzes de advertência e sistemas elétricos até equipamentos de comunicação e extintores de incêndio de última geração.

Ao volante do Safety Car da Fórmula E continuará o piloto português Bruno Correia.

A Porsche na Fórmula E

A equipe TAG Heuer Porsche Formula E disputa sua quinta temporada na categoria elétrica nesta temporada 10 ao lado da equipe americana Andretti Formula E – ambas no Porsche 99X Electric.

A Porsche reafirma sua dedicação ao Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, enfatizando sua ambição de liderar entre os fabricantes de automóveis tradicionais nos domínios da eletrificação, sustentabilidade e tecnologia. Por meio da sua participação no campeonato, a marca obtém informações valiosas que informam o desenvolvimento dos seus carros esportivos elétricos de produção em série.

O E-Prix SUN Minimeal Berlin 2024 acontece de 11 a 12 de maio. Para mais informações, consulte https://www.fiaformulae.com/.

Sobre a Fórmula E e ‘ABB FIA Formula E World Championship’:

Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA – Federation Internationale de l’Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.

O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde tornou-se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta-performance.

Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.

www.FIAFormulaE.com

Informações à imprensa: media@fiaformulae.com

Sobre a ABB:

A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.

www.abb.com

Foto: Formula E