Fórmula E: E-Prix de Mônaco tem show dos neozelandeses da Jaguar

0
37
formulae-GEN3EVO

Mitch Evans e Nick Cassidy da Jaguar fazem dobradinha nas ruas do Principado

As ruas de Mônaco receberam a oitava etapa do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E neste sábado (27) e viram um show de estratégia da Nova Zelândia e da equipe britânica Jaguar TCS Racing. O E-Prix teve dobradinha dos compatriotas Mitch Evans e Nick Cassidy da Jaguar, que usaram muito bem o jogo de equipe nos Attack Mode e praticamente dominaram a corrida de ponta a ponta.

O pódio no circuito de rua do Principado foi completado pelo belga Stoffel Vandoorne (DS Penske). A quarta colocação ficou com o francês Jean-Éric Vergne (DS Penske). Pole-position no Principado, o alemão Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) ficou em quinto lugar na corrida e lidera o Mundial dos carros elétricos com 102 pontos.

Os brasileiros Sérgio Sette Câmara (ERT) e Lucas di Grassi (ABT Cupra) não pontuaram em Mônaco, chegando em 19º e 11º, respectivamente. O mineiro Sette Câmara foi tocado e acabou perdendo muitas posições, enquanto o paulista Di Grassi se recuperou e quase entrou no top 10.

Foi a 124ª corrida da história da Fórmula E e a quarta em Mônaco na história da categoria. Vencedor pela primeira vez no local, Mitch Evan bateu na trave nas outras oportunidades no E-Prix.

“Após tanto esforço, finalmente alcancei essa vitória tão almejada. Mônaco é uma fonte inesgotável de histórias e é uma verdadeira honra ver meu nome eternizado aqui. Nossa estratégia foi impecável. Eu estava confiante na vitória, embora sabíamos que nunca se pode prever o que vai acontecer, mas alcançamos nosso objetivo e foi um resultado fantástico para toda a equipe”, disse o piloto da Jaguar, que lidera o Mundial dos construtores.

A estratégia citada acima foi uma das mais implacáveis na temporada. A dupla chegou à frente na volta 11 depois de largar na segunda fila. A partir daí, o jogo da equipe parecia claro, com Mitch Evans conseguindo uma vantagem de três segundos na frente e Nick Cassidy se mantendo na posição para segurar o pelotão.

Isso permitiu que o vencedor usasse o modo ataque e se mantivesse livre na ponta. A dupla soube usar as entradas do safety car em Mônaco.

Na volta 14, quase na metade do E-Prix de 31, Evans recebeu seu segundo impulso de 50kW no cedendo a liderança para Cassidy, ao mesmo tempo em que retribuiu o favor. As táticas da equipe funcionam conforme planejado.

Nas oito provas deste ano, a Fórmula E registrou sete vencedores diferentes. Apenas Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) ganhou duas.

As próximas duas etapas da Fórmula E 2024 serão em Berlim, na Alemanha, nos dias 11 e 12 de maio. A décima temporada tem ao todo 16 E-Prix.

Leia mais aqui — https://www.fiaformulae.com/en/news/496462

Classificação do Mundial de Pilotos (completo aqui)

1º – Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) –  102 pontos

2º – Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing) – 95 pontos

3º – Jake Dennis (Andretti) – 89 pontos

4º – Oliver Rowland (Nissan) – 88 pontos

5º – Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) – 77 pontos

18º – Sérgio Sette Câmara – 11 pontos

20º – Lucas di Grassi – 1 ponto

Classificação do Mundial de Equipes (completo aqui)

1º – Jaguar TCS Racing – 172 pontos

2º – TAG Heuer Porsche – 128 pontos

3º – Andretti – 113 pontos

4º – Nissan – 112 pontos

5º – DS Penske – 102 pontos

9º – ERT FORMULA E TEAM – 23 pontos

10º – ABT CUPRA – 19 pontos

Sobre a Fórmula E e ‘ABB FIA Formula E World Championship’:

Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA – Federation Internationale de l’Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.

O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde tornou-se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta-performance.

Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.

www.FIAFormulaE.com

Informações à imprensa: media@fiaformulae.com

Sobre a ABB:

A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.

www.abb.com

Foto: Formula E