Brasileiros estreiam em última seletiva olímpica de Paris 2024

0
73
Regatas da Semana Olímpica de Hyères

Regatas da Semana Olímpica de Hyères contam com 18 atletas brasileiros

As competições da Semana Francesa Olímpica de Vela de Hyères começaram neste fim de semana na tradicional raia europeia. Todas as dez classes olímpicas disputam o evento, que é a última chance de classificação para Paris 2024.

Quase 1.000 atletas representando 90 países estão nas regatas, que ocorrem até o dia 27 de abril. A Equipe Brasileira de Vela conta com 18 atletas na competição. O campeonato tem uma forma atípica de regata.

Todas as classes correm separadas com a Last Chance Regatta – para os países que não foram qualificados para os Jogos – e o Qualifying Nations – para os barcos com nações já confirmadas.

O país ainda precisa confirmar vaga nas classes IQFoil Feminino, 49er e Fórmula Kite Feminino. As categorias ILCA 6, ILCA 7, Nacra e 470 misto estão garantidos nas regatas de Marselha. A CBVela definiu índice em 2020 para os classificados, que por enquanto são oficialmente convocados Martine Grael e Kahena Kunze, na 49erFX, Bruno Lobo, na Fórmula Kite, e Mateus Isaac, na IQFoil.

”Os olhos do mundo da vela estarão voltados para Hyères, na França. Esperamos conseguir as vagas restantes do Brasil nos Jogos Olímpicos. Após o evento, na primeira semana de maio, vamos anunciar de forma oficial nossos convocados”, disse Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.

Na Classe 49er, após três regatas, a equipe formada por Marco Grael / Gabriel Simões ocupa a 18ª posição, enquanto Gustavo Abdulklech / Nicolas Bernal estão em 25º lugar. No evento masculino de Fórmula Kite, Lucas Fonseca está em 17º lugar. No evento feminino, Maria Do Socorro Reis está na 12ª posição.

Na categoria masculina do IQFoil, Mateus Isaac está em 24º lugar, enquanto Guilherme Plentz ocupa a 32ª posição. No IQFoil feminino, Giovanna Prada está em 10º lugar e Bruna Martinelli em 27º.

Parte dos atletas participam de eventos internacionais apoiados pelo termo de fomento à vela olímpica com parceria da CBVela. O objetivo é a preparação da Equipe Olímpica Principal de Vela e participação nos campeonatos internacionais. O número do convênio é 930972/2022.

Equipe Brasileira de Vela

470:

Juliana Duque / Rafael Martins

Henrique Haddad / Isabel Swan

 

49er:

Marco Grael / Gabriel Simões

Gustavo Abdulklech / Nicolas Bernal

 

Formula Kite Masculino:

Lucas Fonseca ・

 

Formula Kite Feminino:

Maria Do Socorro Reis

 

ILCA 6:

Gabriella Kidd

 

ILCA 7:

Bruno Fontes

Antonio Cavalcanti Rosa

Frederico Francavilla

 

iQFOil Masculino:

Mateus Isaac

Guilherme Plentz

 

iQFOil Feminino:

Giovanna Prada

Bruna Martinelli

Sobre a CBVela

A CBVela é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

A entidade foi a primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a incorporar a agenda global da sustentabilidade – a Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – ao seu planejamento estratégico.

Sobre o VelaID

Lançado em 2023, o VelaID é a principal plataforma de relacionamento entre todo o ecossistema da Vela Brasileira. A plataforma é voltada para velejadores e entusiastas que desejam estar conectados com o esporte. Entre as principais funcionalidades, a plataforma atuará como o principal HUB de eventos da entidade.

Para realizar o cadastro gratuito e conhecer os eventos da CBVela, acesse velaid.com.br

Foto: Sailing Energy