YCSA apoia velejadora Joana Freitas com barco no Brasileiro de ILCA 2024

0
63

Atleta é a atual campeã do Brasileiro de Optimist e teve ajuda do clube para velejar no nacional de ILCA 4, na Represa do Guarapiranga, em São Paulo (SP)

O Campeonato Brasileiro de ILCA 2024, realizado no YCSA – Yacht Club Santo Amaro, está com a raia repleta de jovens atletas. Entre os destaques, Joana Freitas, atual campeã nacional de Optimist, está no Top 5 do ILCA 4.

A atleta de 14 anos recebeu o apoio do YCSA com um barco para velejar durante toda a competição, que acontece entre 13 a 17 de fevereiro, na Represa do Guarapiranga, em São Paulo (SP).

Joana Freitas, um dos talentos que promete brilhar em um futuro breve da vela nacional, contou com a ajuda do velejador João Andrade, juntamente com o YCSA, que cederam o barco para ela participar na categoria ILCA 4.

Até o momento, a atleta lidera a disputa feminina Sub-16 e também está na quarta colocação geral.

Joana revela que veio para acompanhar o irmão Lucas Freitas e ficou surpresa, mas ficou feliz de velejar pela primeira vez na classe.

“Foi muito legal o pessoal do YCSA emprestar o barco! Vim com todo equipamento para velejar, mas o intuito era apenas torcer para o meu irmão. Agradeço ao clube por ajudar. Está sendo minha primeira experiência no ILCA e estou gostando!”, explicou.

“Pensei que não conseguiria velejar, mas estou surpresa com meu desempenho nas regatas. Espero continuar velejando bem amanhã (17) e subir de posições”, disse Joana Freitas, atleta do ICRJ – Iate Clube do Rio de Janeiro.

Segundo Elisa Freitas, mãe da Joana, a oportunidade está sendo maravilhosa para a jovem.

“Ela está muito empolgada em velejar com os atletas da classe. Fui muito gentil o convite do YCSA e agradeço muito pela oportunidade! A Joana chega da regata falando dos feitos dela e querendo velejar melhor no outro dia. Os técnicos do YCSA estão apoiando ela e facilita muito para adaptação. Como uma boa campeã, Joana quer ganhar, mas eu já fico muito feliz vendo ela na raia dos competidores”, finalizou Elisa Freitas.

Resultados do penúltimo dia de regatas

Após nove regatas, o cenário do ILCA 4 está com Erik Scheidt (YCSA/CBC) na primeira colocação, Felipe Fridrich em segundo e Joana Freitas na terceira posição.

Com sete disputas, a flotilha do ILCA 6 possui Pedro Rosa (CDJ/CBC) na liderança seguido por Renato Lunetta (ICB/CBC) e Francisco Dal Ri (CDJ/CBC) em terceiro lugar.

Robert Scheidt (YCSA) é o primeiro colocado do ILCA 7 após nove regatas. O maior medalhista olímpico é seguido por Philipp Grochtmann (VDS/CBC) e Felipe Rondina (ICB/CBC) na terceira colocação.

Sobre o YCSA

Localizado na cidade de São Paulo (SP) às margens da Represa de Guarapiranga, o YCSA é cercado por muito verde, compondo um cenário natural perfeito para a prática da vela. Berço de vários campeões mundiais, o YCSA carrega a tradição de uma biografia admirável e elegância de suas instalações e barcos.

Fazer parte desse clube é ajudar a escrever uma história que começou em 1930 e que, desde então, tem marcado a vida de cada associado. Com estrutura náutica privilegiada, o clube conta com hangares modernos para estadia de embarcações à vela e motor, escola de vela com embarcações próprias, rampa de 25 metros de largura com baixa inclinação de acesso à represa, deck e píer com maravilhosa vista da represa, trator e guindaste para transporte de embarcações, marinheiros bem treinados e lanchas e botes de apoio.

Com 24 mil m² repletos de natureza, o YCSA é conhecido dentro e fora do país por sua estrutura náutica de ponta, oferecendo as melhores condições para o aprendizado e prática da vela. O clube é reconhecido não só pelos seus atletas campeões, mas também por sediar eventos de vela nacionais e internacionais.

Foto: Aline Bassi / Balaio