Ronaldo Zambrano conquista o Brasileiro de Águas Abertas e garante vaga no Mundial do Qatar

0
146
Ronaldo Zambrano conquista o Brasileiro de Águas Abertas (Foto: Everton Robson)

Após recuperação, atleta do YCB garante medalha de ouro na prova dos 5km e 10km, em Inema, na Bahia

A disputa dos 10 km do Campeonato Brasileiro de Águas Abertas foi marcada pela virada do venezuelano Ronaldo Zambrano. O atleta do YCB – Yacht Clube da Bahia saiu atrás na prova, mas foi conquistando posições até ocupar a liderança e garantir o ouro na tradicional prova de águas abertas, na última sexta-feira (10), com organização da CBDA – Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, realizada em Inema, na Bahia. 

Os atletas Henrique Figueirinha e Pedro Farias nadaram braçada a braçada pela liderança, mas Ronaldo manteve o ritmo e conseguiu o topo do pódio. No final da prova, Ronaldo ficou com ouro, Henrique Figueirinha prata e Pedro Faria bronze. O trio de nadadores garantiu vaga no Mundial de Doha, no Qatar 2024.

Segundo Zambrano, a estratégia não era buscar a liderança do pelotão durante a prova, mas chegar no momento certo na frente. 

“Foi uma prova muito forte! Era a seletiva para os atletas do Brasil. Então pensei que seria difícil estar na frente do pelotão. Fui segurando, até o final! Aumentei o ritmo e ataquei na hora certa”, explicou Ronaldo Zambrano, atleta do Yacht Clube da Bahia. 

“Estou muito emocionado! Será meu primeiro mundial como atleta. Vai ser algo novo na minha carreira. O nível do Brasil é muito alto, mas estava almejando um novo desafio e o Mundial será grandioso”, finalizou. 

Neste sábado (11), o nadador do YCB também assegurou mais um ouro. Desta vez, Zambrano foi campeão da prova de 5km do Brasileiro de Águas Abertas.

Sobre o Yacht Club da Bahia

O Yacht Clube da Bahia surgiu do desejo de construir barcos a vela, nossa paixão por esportes está diretamente ligada à nossa origem. O Clube possui hoje mais de 15 categorias esportivas e notoriamente se destaca por sua vocação pelas modalidades náuticas e aquáticas, especialmente a Vela, Natação, Canoagem e Pesca Esportiva. Os esportes terrestres completam nossa grade, oferecendo um repertório completo.

Vale ressaltar que entendemos o esporte como um elemento muito importante do convívio social dos nossos Associados, desde a interação de jovens e adultos em seus grupos de amigos até a formação de atletas de alto rendimento, que estão presentes frequentemente nos pódios de competições nacionais e internacionais.

O Yacht Clube da Bahia também organiza eventos com destaque no calendário esportivo náutico nacional, como a tradicional Travessia Itaparica-Salvador de Natação que existe desde 1955, o Desafio Salvador – Morro de São Paulo de Canoagem que é a maior prova sem revezamento da América Latina, além de diversas outras competições.