Patrick Winkler embarca para Holanda (HOL) para a prova mais longa de paddleboard do mundo

0
108
Patrick Winkler, atleta de paddleboard.

Morador de Ubatuba (SP) será primeiro brasileiro a participar da prova de remada  

Serão 220 km. O atleta Patrick Winkler, morador de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, embarca nesta sexta-feira (08) para o tradicional evento 11 City Tour, que começa na próxima semana, 13 de setembro, na cidade de Leeuwarden, na Holanda. 

Destinada a remadores de SUP e Paddleboard, os 220 km devem ser realizados em cinco dias pelos canais na Holanda (HOL), até o dia 18 de setembro. 

No paddleboard, que é a tradicional remada de prancha utilizando somente os braços, será a primeira participação de um atleta brasileiro. O evento já tem 13 anos de tradição e conta com a participação de diversos remadores ao redor do mundo. 

“Minha expectativa é completar honradamente a prova. Minha maior distância realizada foi a famosa  prova do Havaí, chamada Molokai to Oahu com 53 km.Ou seja, estes 220 km do 11 City Tour é como se tivesse que realizar esta distância por quase cinco dias. Chega um momento em que o desafio passa a ter um lado mental fundamental.”, disse Winkler. 

O evento foi originalmente produzido para remadores de SUP e o paddleboard teve seu ingresso seis anos atrás. Patrick Winkler recebeu o convite para remar através do bicampeão da prova, o holandês Bart Haveman, que o ajudou na escolha da prancha e na logística da prova.

“O holandês Bart Haveman, o qual fiz grande amizade através da internet, vai me ajudar bastante, ele vai me ajudar com o traslado do aeroporto para sua cidade natal em Scheveningen e depois com o deslocamento para a cidade que inicia o evento: Leeuwarden. Bart também colaborou na escolha da prancha. Infelizmente ele não vai competir este ano, devido a uma lesão no ombro”, comentou Patrick. 

Durante todo o período eles ficarão hospedados em um barco oficial do evento 11 City Tour.

Reta final de preparação

Patrick Winkler é o remador latino-americano com maior experiência no cenário internacional, tendo participado de cinco edições do Campeonato Mundial (ISA World SUP & Paddleboard Championship) e primeiro brasileiro residente no país a realizar a Travessia Molokai to Oahu no Havaí, com 53 km de distância.

No treinamento ele manteve treinos frequentes de longas distâncias diárias (igual ou superior a 20k por dia) nos mais variados locais de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. 

“Tenho passado tanto tempo na água, que recentemente até os tubarões se acostumaram comigo (brincadeiras à parte, eu e minha esposa ficamos rodeados por cerca de 6 tubarões em local próximo a Ilha de Anchieta). Mas como Ubatuba é uma ambiente ecologicamente equilibrado, tudo ocorreu bem”, finalizou Patrick que desde o início de 2023 é treinado pelo Head Coach do Brasil, Américo Pinheiro. 

A edição 2023 do 11 City Tour terá ampla cobertura de mídia na Europa, e mais informações podem ser encontradas no website oficial:  https://www.sup11citytour.com