A Capital cearense está vivendo um momento intenso voltada para um dos segmentos da economia do mar, o esporte de vento. Uma intensa campanha denominada de Movimento Fortaleza Capital do Kite está sendo desenvolvida, , dentro desta ação da Administração Municipal, a cidade recebeu a quinta edição do MolokaBRA Downwind 2023 e o Campeonato Pan-Americano de Canoagem Oceânica COPAC 2023, as competições aconteceram nas cidades de Fortaleza e Caucaia.
Para contribuir para uma visão de uma cidade focada no esporte náutico, o 5° Seminário Internacional de Políticas Inovadoras para Cidades apresentou um painel com o navegador e escritor Amyr Klink.
Amyr Klink falou da sua trajetória como navegador, contando histórias das principais viagens realizadas, e destacando a relação entre as experiências com a navegação e o desenvolvimento de políticas públicas inovadoras. Entre as considerações trazidas por ele estão a de que projetos de longo prazo frequentemente envolvem situações desfavoráveis, de modo que é preciso se preparar para elas, e de que muitas vezes as melhores soluções são as mais simples.
Segundo Amyr, a preparação para as suas viagens envolveu o exercício de contaminar os atores públicos e privados em relação a vocação de uma cidade. “Nossa atividade antes das viagens impactou os lugares onde a gente agiu, na época eu montei um estaleiro, em um lugar ermo chamado Itapevi, longe do mar. E todo mundo lá falava que eu era burro, que não fazia sentido construir um estaleiro de barcos a 140 quilômetros de distância do mar. E esse lugar onde a gente começou é hoje um dos principais polos industriais do estado de São Paulo. O grande mérito do nosso trabalho foi exatamente o tema do seminário, a inovação.” exemplifica.
O Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras para as Cidades reuniu especialistas em diversas áreas para apresentarem novos conceitos, visões e estratégias testadas ou em teste de maneira a melhorar a vida em cidades. Temas como uso de dados, nova agenda urbana, manejo de resíduos sólidos, inovação, criatividade, pertencimento, comunicação, cidades inteligentes e sustentáveis estruturaram a programação desta edição.
Mais sobre Amyr Klink
Em 1978, quando ainda era muito jovem, Amyr Klink fez sua primeira viagem internacional de moto, de São Paulo até o Chile. Em 1984, realizou a inédita travessia solitária a remo do Oceano Atlântico Sul.
Em 1986, fez a primeira de suas mais de 30 viagens à Antártica.
Em 1998, Amyr realizou uma nova viagem inédita: uma volta ao mundo solitária ao redor do continente antártico. No final de 2019, após 30 anos da Invernagem Antártica em solitário, Amyr retornou à península com uma tripulação de amigos a bordo do mesmo barco, o Parati, para comemorar a data e revisitar os locais por onde passou.
Klink é autor de cinco livros. O primeiro deles, lançado em 1985, é denominado de “Cem dias entre Céu e Mar”. Parati entre dois pólos (1992); As Janelas do Paratii (1993); Mar Sem Fim (2000); e Linha D’Água (2006), completam as publicações de sua autoria.
O navegante já ministrou mais de 3.200 palestras no Brasil e no exterior.