Barco de Sorocaba é bronze no Campeonato por Equipes da Semana Internacional de Vela em Ilhabela

0
151
Foto: Matias Capizzano

Kaupê, do comandante Pedro Macedo, formou um trio com os barcos Sossegado e Phytoervas, na competição que chegou ao fim neste sábado (29) no litoral paulista

O Kaupê ficou com a medalha de bronze no Campeonato por Equipes da 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela. O barco da classe Bico de Proa, comandado pelo sorocabano Pedro Macedo, formou um trio batizado de Vela Top com os veleiros Sossegado, da classe Bra-RGS, e o Phytoervas 4Z, da ORC, e somou 121 pontos perdidos.

O Campeonato por Equipes reuniu 12 trios formados por barcos das classes ORC, Bra-RGS e Bico de Proa. Já tradicional, o torneio paralelo reúne barcos representando clubes, associações ou cidades. Nesta edição, a equipe campeã foi a RISC 2023 (Invocado/BDP, Pangea/Bra-RGS e Phoenix/ORC), que levou o troféu transitório Pen Duick II. O nome é uma homenagem ao veleiro do francês Eric Tabarly, vencedor da regata em solitário transatlântica Ostar, em 1964. Em segundo lugar ficou o time Porto Alegre (Almadia/BDP, Madrugada/Bra-RGS e Kamikaze/ORC).

“Estamos muito felizes com esta Semana de Vela. Nosso objetivo aqui era aprender mais, ganhar entrosamento. Três dos tripulantes já competiram aqui em Ilhabela no ano passado. Os outros são novos”, apontou o comandante Pedro Macedo, do Kaupê.

Três dos tripulantes participaram da Semana de Vela no ano passado. Os outros são novos. Estamos nos divertindo, aprendendo, nos entrosando cada vez mais e evoluindo. Esse é o nosso objetivo aqui em Ilhabela. Mas estamos muito felizes com esta semana.”

Marcelo Bellotti, comandante do Phytoervas, também celebrou o desempenho do time na competição. “Rivalizamos contra os barcos mais fortes da modalidade. Conseguimos velejar em alto nível. E o nosso adicional: carinho e amizade. Não tem ninguém contratado e somos uma família. Velejamos muito bem”, explicou.

Campeões do Torneio por Equipes

2023 – RISC 2023 (Phoenix, Pangea e Invocado)
2022 – Ubatuba Sailing Team (Fantasia, Fantasma e Argos)
2021 – Caiçaras (Xamã/Matrix Energia, Zeus e Nautilus)
2019 – Pajero (Pajero, Asbar II, Zeus e Newport)
2018 – CIZ (San Chico, Inaê 40 e Zeus)
2017 – Ageless (Miragem, Rudá e Bravo)
2016 – São Paulo (Rudá, AsbarIV e Mussulo III)
2015 – ICRJ (Seu Tatá, Magia, Kalymera e Kybixu)
2014 – Escola Naval (Bijupirá, Breklé, Dourado e Quiricomba)