Inverno em Ilhabela (SP) tem atrações esportivas e de turismo

0
143
Foto: Marcos Mendez Edição: Davi Valente www.sailstation.com

Localizada no Litoral Norte de São Paulo, Ilhabela possui diferentes opções turísticas no inverno.

Um dos grandes diferenciais da estação, é que nessa época o destino atrai também outro tipo de visitantes: baleias e golfinhos.

Só nesta temporada, mais de 400 animais já cruzaram o Canal de São Sebastião a caminho das águas quentes da Bahia.

Outro destaque é a Semana de Vela de Ilhabela, que chega à sua 50ª edição e as famosas trilhas da ilha.

“Inverno também dá praia”, comenta Felipe Gamba, fundador do Hotel da Vila, hostel com hospedagens temáticas de Ilhabela.

“A ilha tem diversas atrações neste período. Esta época é muito boa para quem quer curtir a praia de uma forma menos agitada. Desde caminhadas na praia até uma vida noturna agradável, aqui é um prato cheio”.

Confira abaixo algumas dicas do que fazer em Ilhabela no inverno:

Trilhas
Ilhabela está em uma região que faz parte da Mata Atlântica, bioma que cobre a costa leste, nordeste, sudeste e sul do Brasil, leste do Paraguai e a província de Misiones, na Argentina. É uma região com uma fauna e flora muito ricas. Além da praia, Ilhabela possui diversas trilhas para fazer, como Baepi, Buraco do Cação, Trilha do Bonete. A pessoa pode usufruir de cachoeiras paradisíacas até praias desertas deslumbrantes.

Dormir em um farol
A cidade é também lar de um dos maiores hostels do mundo (segundo a plataforma Hostelworld), o Hostel da Vila. Ganhador do prêmio Hoscars Awards 2023, na categoria “Person to Person”, o hostel com melhor sociabilidade do mundo, o Hostel da Vila possui apartamentos temáticos que vão desde casas na árvore, barracas e domos, até um veleiro em meio à selva e um farol, o mais novo apartamento da marca. Com a missão de oferecer aos seus hóspedes uma experiência de viagem em 360º, o Hostel da Vila é uma opção para casais, grupos e viajantes solitários durante o inverno de Ilhabela. “A ideia é oferecer algo agradável, aconchegante e principalmente inesquecível”, comenta Felipe Gamba.

Baleias e golfinhos
Somente no ano passado, segundo o Projeto Baleia à Vista (Probav), foram registradas 81 baleias jubarte entre 163 avistamentos. Junho, julho e agosto são os meses que ocorre a temporada de observação de baleias e golfinhos em Ilhabela. Com as devidas precauções e sistemas de proteção ambiental, muitas empresas se especializaram na observação desses animais. Para aqueles que desejam uma experiência diferente durante o inverno, Ilhabela é uma excelente escolha para a observação da fauna marinha.

Semana Internacional da Vela em Ilhabela
Na última semana de julho, entre os dias 22 e 29, ocorre a 50º edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela. Trata-se do maior encontro da modalidade na América Latina. O evento acontece no Yacht Club Ilhabela, e conta com uma média de 120 veleiros, tanto do Brasil quanto do exterior. Além das disputas, o evento conta também com shows musicais, palestras, exposições, mostra de dança e atrações de aventura. Nos últimos anos, a Semana Internacional da Vela busca também a conscientização do meio ambiente com ações para promover a limpeza e conservação dos oceanos.

Foto: Marcos Méndez | Sail Station