Semana de Monotipos abre 50ª edição da SIVI em Ilhabela (SP)

0
130
Foto: Julian Bibiano

Regatas foram realizadas neste fim de semana na Escola de Vela Lars Grael

A 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela abriu seu cronograma de regatas com a Semana de Monotipos, evento para classes olímpicas e Pan-Americanas neste fim de semana, 14, 15 e 16 de julho.

Atletas de todas as idades se divertiram em uma competição de vela clássica, que começou com efeitos do ciclone na costa brasileira e que terminou com ventos tradicionais na ilha do litoral norte paulista.

Com sede na Escola de Vela Lars Grael, o evento contou com 160 barcos espalhados, nas classes 420, Dingue, Finn, HC16 e Star, ILCA 4, 6 e 7, Optimist, Snipe e Wingfoil.

O destaque ficou para a garotada do Optimist, classe de introdução a modalidade. Com categorias para estreantes e veteranos, a criançada de 7 a 15 anos sentiu a sensação de disputar uma regata da competição mais tradicional da modalidade na América Latina.

“O primeiro dia tivemos um vento Sudoeste forte. Conseguimos fazer boas regatas no domingo (16), com boas condições de vento e dia ensolarado. Foi muito legal o clima de competitividade, mas mantendo a amizade e encontro de velejadores experientes com a criançada! Premiamos os velejadores destaque e já estamos no clima da 50ª SIVI”, explicou Cuca Sodré, Diretor da SIVI. 

Os barcos das classes ORC, BRA-RGS, VPRS, C30, HPE 25, Clássicos, Bico de Proa e Multicasco já começam a navegar para Ilhabela (SP). A principal competição do País será realizada de 22 a 29 de julho.

“O Campeonato foi muito organizado e divertido. Tivemos vento forte no início, que preocupou nas primeiras regatas, mas o tempo normalizou e todos os velejadores saíram felizes!” 

”As regatas do Monotipo foram acirradas e mostraram o alto nível do Brasil nas classes olímpicas e pan-americanas”, explicou Marco Lagoa, velejador do YCSA – Yacht Club Santo Amaro.