Primeiro dia do Brasil Centro de Op no YCSA

0
104

O Campeonato Brasil Centro de Optimist começou na quarta-feira (5) no YCSA – Yacht Club Santo Amaro, em São Paulo (SP). Crianças e adolescentes de 7 a 15 anos estão competindo representando clubes de vários estados, como Bahia, Brasília, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e também paulistas.

Mais de 80 velejadores de OP estão participando das regatas. Tanto os estreantes quanto os veteranos competiram na estreia na Raia 2 da Represa do Guarapiranga, com ventos de 8 a 10 nós, e foram acompanhados de perto por pais e treinadores durante este período de férias escolares.

Entre os veteranos, que estão se aproximando da idade para a Vela Jovem, o catarinense Theo Sartor (ICSC) conquistou uma vantagem de quatro pontos na liderança em relação a Davi Sugai (YCSA) e nove pontos em relação a Lucas Leal (ICSC).

O destaque do dia entre os estreantes foi Pedro Szabo (Jangadeiros), que venceu uma regata e ficou em terceiro em outra. Em seguida, aparecem Lucas Cavalcanti (ICB) e Matheus Palma (YCSA).

“Uma dica para aqueles que estão competindo, especialmente os estreantes, é manter a calma e se divertir acima de tudo. Esperamos que eles tenham uma compreensão das regras e da raia onde estão competindo”, disse Rafael Muniz, treinador do YCSA.

As regatas desta quinta-feira (6) começarão às 13h na Raia 1 da Represa do Guarapiranga. “Esperamos que as regatas de hoje tenham ventos mais constantes, vindo do Norte e Noroeste. As provas devem ser mais dinâmicas, exigindo mais trabalho tático”.

O campeonato é organizado pelo YCSA, OPTIBRA, COSP – Classe Optimist de São Paulo e FEVESP – Federação de Vela do Estado de São Paulo.