Previsões para o L’Étape Rio marcam abertura do Village na Marina da Glória

0
186

A terceira edição do L’Étape Rio by Tour de France presented by Santander abriu suas portas nesta sexta-feira (23). Às 12h, o Village da Marina da Glória, no Rio de Janeiro (RJ), recebeu os primeiros ciclistas para a retirada do kit e visita aos estandes da prova.

A etapa carioca será realizada no domingo (25), com largada às 6h, no Aterro do Flamengo, para os percursos de 55 km e 110 km. São esperados 1800 ciclistas para enfrentar os desafios da prova, que passa por pontos turísticos da cidade como Copacabana, Leblon e a Vista Chinesa.

Nas resenhas entre os ciclistas no Village do L’Étape Rio by Tour de France presented by Santander o assunto principal, é claro, foi a preparação de cada um para a prova. Atletas amadores de todos os estados do país estão escalados para os dois percursos.

Na largada prevista para 6h, a temperatura estará bem fria para os padrões cariocas abaixo dos 15 graus, mas no decorrer do percurso a tendência é esquentar batendo às 12h nos 28 graus. Não há previsão de chuva e os ciclistas, em média, devem pedalar o L’Étape Rio longo em 4 horas.

“Estamos em uma época aqui no Rio que ao amanhecer está bem frio  para o carioca, então de início deve ser um pouco difícil, mas depois fica bem agradável para pedalar. Esperamos que não tenhamos vento contra no trecho plano, principalmente no retorno, ali no Aterro do Flamengo”.

”É preciso também ter atenção nas montanhas, pois devido à umidade da região, o asfalto pode estar molhado com o sereno na pista”, afirma Hugo Augusto Rodrigues, ciclista carioca de 26 anos, que pedala com uma Specialized.

Outro ponto alto da prova é a força do ciclismo feminino mostrando mais uma vez sua força em solo carioca. Depois de grande adesão de atletas mulheres no ano passado, elas voltam com tudo na edição 2023 do L’Étape Rio.

O número de inscritas se aproxima dos 30% do total da prova e a maioria começou a pedalar acompanhando os maridos ou filhos, ou até mesmo com outras amigas em assessorias esportivas espalhadas pelo país.

”A cada edição sinto que as mulheres conquistam cada vez mais seu espaço. Confesso que nem sempre estou super animada para competir, mas ao mesmo tempo sei a importância e influência que isso trás para outras mulheres! Seja competindo, concluindo um desafio ou mesmo pedalando por diversão, o rótulo que quiser utilizar para a prova”, contou a paulista Ana Paula Vecchete, da Specialized.

”O mais importante é mostrar que é possível a mulher chegar lá, desde que ela confie nela própria. Que ela tenha condições de entender que ela pode tudo, desde que ela queira”.

Saiba quais vias do Rio de Janeiro (RJ) serão interditadas – https://encr.pw/VIASDOLETAPE 

Palestras

Nesta sexta-feira (23), os presentes tiveram a oportunidade de assistir a palestra com dicas de preparação e recuperação com Gregário Cycling convidando o especialista Felipe Tadiello, do Centro de Medicina Esportiva Samaritano. No sábado (24), o dia terá mais debates, briefing técnico, e encontros imperdíveis para os ciclistas.  

Os participantes terão dois dias para a retirada dos kits no Village, que conta com a presença de mais de 35 marcas, além de estandes especiais, como o Museu do L’Étape Brasil, e uma programação de palestras relacionadas à prova e ao ciclismo.

Tudo isso com o objetivo de preparar os participantes da melhor forma possível para a esperada prova. Do outro lado, ciclistas vivem grande expectativa para pedalar nos cenários mais famosos do Rio de Janeiro, que, segundo a previsão do tempo, terão tempo limpo no domingo, com temperaturas amenas. 

Foto: Corroh Gomes