Phil Lawrence, Diretor de Regata da The Ocean Race, anunciou que o Júri Internacional da World Sailing agendou provisoriamente a audiência sobre o pedido de indenização da 11th Hour Racing Team para o dia 29 de junho, às 10h. A audiência será realizada em Gênova.
Como o resultado do pedido de indenização da 11th Hour Racing pode afetar toda a frota, o Júri Internacional tem a obrigação de tomar providências da forma mais justa possível para todos os barcos envolvidos e, portanto, deseja dar a toda a frota da IMOCA o direito de estar presente na audiência para apresentar seus pontos de vista e fazer perguntas.
Dessa forma, o Júri Internacional, agindo de acordo com as Regras de Regata a Vela 60.3(b) , examinará simultaneamente os reparos do Team Holcim-PRB, Team Malizia, Biotherm e GUYOT environnement – Team Europe, após a colisão no início da perna 7. Após esse incidente, a 11th Hour Racing Team e a GUYOT environnement – Team Europe se retiraram da perna com danos e a 11th Hour Racing Team entrou com um pedido de reparos.
A equipe GUYOT retornou ao seu porto de origem, Les Sables-d’Olonne, na França, enquanto a 11th Hour Racing Team consertou seu IMOCA e está indo para Gênova com a intenção de competir na última regata In-Port desta edição, em 1º de julho.
O júri internacional da World Sailing é composto por seis membros, incluindo o presidente Andrés Perez.
Andrés Pérez IJ/IU ESP (Presidente)
Chris Atkins IJ/IU GBR (Vice-Presidente)
Pauline Den Burger IJ NED
Line Juhl IJ DEN
George Priol IJ FRA
Sofia Truchanowicz IJ/IU POL
IJ = Jurado Internacional
IU = International Umpire (árbitro internacional)
Um pedido de reparação é bastante comum no esporte da vela e os procedimentos de audiência são bem definidos.
A seção relevante das Regras de Regata a Vela é a regra 62.1, que diz o seguinte:
Um pedido de reparação ou a decisão de um júri de considerar a reparação deve se basear em uma alegação ou possibilidade de que a pontuação ou a colocação de um barco em uma regata ou série tenha sido ou possa ser, sem culpa própria, significativamente piorada por… lesão ou dano físico como resultado da ação de um barco que tenha infringido uma regra… e tenha recebido uma penalidade apropriada ou tenha sido penalizado….
Com a regra 64.3. Decisões sobre reparação: Quando a comissão de protesto decide que um barco tem direito a reparação de acordo com a regra 62, ela deve tomar providências da forma mais justa possível para todos os barcos envolvidos, quer tenham ou não solicitado reparação. Isso pode envolver o ajuste da pontuação (ver regra A9 para alguns exemplos) ou dos tempos de chegada dos barcos, abandonando a regata, deixando os resultados inalterados ou tomando outras providências…
A decisão do júri internacional sobre o pedido de reparação será comunicada o mais rápido possível.