Saiba quais serão as palestras do VelaShow 2023

0
194

A terceira edição do VelaShow será realizada de 9 a 11 de junho em Ilhabela (SP), reunindo os principais players da indústria da vela, náutica, turismo e serviços. A feira é considerada a única do país dedicada exclusivamente a essa modalidade e também promoverá regatas comemorativas.

Toda a estrutura do evento será montada na Escola de Vela Lars Grael, contando com o apoio da prefeitura local. Serão realizadas cinco palestras por dia, totalizando 15 ao longo do evento, com personalidades do mundo náutico.

No primeiro dia, as palestras terão início às 9h com o instrutor Tio Spinelli. Em seguida, Edmar Moraes abordará as oportunidades econômicas do setor, seguido por Lorenzo Cardozo falando sobre o barco Dingue. Encerrando o dia, teremos Gabriel Borgstrom, da NorthSail, e Jorge Souza compartilhando suas histórias do mar.

No sábado, o experiente navegador Aleixo Belov abrirá as palestras, seguido por Denílson falando sobre navegação em Paraty (RJ). O dia também contará com a palestra do ator Marcos Fercondini, abordando o catamarã elétrico, e finalizando com o renomado Beto Pandiani.

No encerramento do VelaShow, as palestras terão foco no dia-a-dia da navegação, com Carlos Flesh, Juca Andrade, Giovani Dolif, Cláudio Copello e Cássio do Canto compartilhando seus conhecimentos.

Edilberto Almeida, organizador do VelaShow, ressalta a importância das 15 palestras que abordarão a economia do mar e todos os aspectos relacionados à vida a bordo de um veleiro. Segundo ele, é uma oportunidade única para aprofundar-se nesse universo e explorar as possibilidades que o mar oferece.

Em 2022, o evento foi realizado no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ). Já em 2019, antes da pandemia, o VelaShow fez sua estreia no Brasil, na cidade de Itajaí (SC).

O propósito do evento é proporcionar aos expositores e visitantes um encontro repleto de tendências, inovações e o que há de melhor em produtos, serviços e treinamentos para os entusiastas da vela.

A grande maioria dos expositores que estiveram presentes na edição de 2022 já confirmou presença no VelaShow 2023, mesmo sem conhecer o local exato do evento. Com Ilhabela (SP) como destino, a organização espera atrair um número ainda maior de empresas para a cidade.

A equipe da Cardoso Almeida, responsável pela feira, acredita que Ilhabela (SP), assim como Niterói (RJ), será um fator atrativo para atrair visitantes. A cidade já sediou a Semana Internacional de Vela e outros grandes eventos da modalidade, além de formar profissionais ligados à indústria náutica.

PALESTRAS VELA SHOW 2023

SEXTA-FEIRA 09/10

9 h às 10 h – TIO SPINELLI / DESMISTIFICANDO AS TRAVESSIA OCEÂNICAS

11 h às 12 h – EDMAR MORAES (ILHAHUB DE INOVAÇÃO) / O ESPORTE E SEU POTENCIAL COMO AGENTE NA ECONOMIA DO MAR

14 h às 15 h – LORENZO CARDOSO (HOLOS) / DINGUE ALL, O PRIMEIRO MONOTIPO ADAPTADO DO BRASIL

16 h às 17 h – GABRIEL BORGSTROM (NORTH SAILS) / REGULAGEM E MANUTENÇÃO DE VELAS

18 h às 19 h – JORGE SOUZA / HISTÓRIAS DO MAR – CASOS VERÍDICOS QUE ACONTECEM NOS OCEANOS

 

SÁBADO 10/10

9 h às 10 h – ALEIXO BELOV / Aos 80 anos, essa lenda já deu 5 voltas ao mundo e escreveu 11 livros! Agora, o palco é todo dele!

11 h às 12 h – DENILSON (VELA E AVENTURA) / ONDE IR COM SEU VELEIRO NA REGIÃO DE PARATY

14 h às 15 h – MAX FERCONDINI / MAR CALMO NÃO FAZ BOM MARINHEIRO

16 h às 17 h – MARINA E MICHEL (MOTIONME) / DO CONCEITO À REALIDADE: PROJETANDO UM CARAMARÃ ELÉTRICO INOVADOR

18 h às 19 h – BETO PANDIANI / O SUCESSO É UMA EXPERIÊNCIA COLETIVA

(OBS.: CONFIRMAR HORÁRIO PARA PREMIAR OS VENCEDORES DA REGATA VELA SHOW)

 

DOMINGO 11/10

9 h às 10 h – CHARLIE FLESH / COMO APRENDER A COMANDAR UM VELEIRO EM QUALQUER OCEANO

11 h às 12 h – JUCA (CUSCO BALDOSO) / REGULAGENS DE VELAS EM VELEIROS DE OCEANOS

14 h às 15 h – GIOVANNI DOLIF (HOLOS) / NA ROTA DA METEOROLOGIA

16 h às 17 h – CLÁUDIO COPELLO / SUPERAÇÃO NA VELA

18 às 19 h – CÁSSIO DO CANTO (V. ELO SAILING ROPES) / CABOS NÁUTICOS: ENTENDA OS DIFERENTES TIPOS E COMO ESCOLHER