Barcos que disputam Semana Internacional de Vela de Ilhabela prestigiam regata em Ubatuba (SP)

0
177

Ubatuba Sailing Festival reuniu mais de 70 veleiros de oceano no Feriado de Tiradentes no litoral norte de São Paulo

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela será de 23 a 30 de julho, mas as equipes já estão se preparando para correr o maior evento da América do Sul da modalidade.

Uma das formas de treinar é competir os principais campeonatos de vela oceânica, como o Ubatuba Sailing Festival. Neste feriado de Tiradentes, mais de 70 veleiros correram o USF nas classes ORC, BRA-RGS, BRA-RGS Clássicos, Multicascos e Bico de Proa, além da classe IOM de veleiros rádio controlados.

As regatas foram promovidas pelo Ubatuba Iate Clube, no litoral norte paulista. O UIC é parceiro da Semana Internacional de Vela de Ilhabela e seus filiados sempre participam da SIVI. O evento também valeu como Paulistas de ORC e de BRA-RGS, além de ser a primeira etapa da Copa Brasil de Vela Oceânica.

Segundo Cuca Sodré, o número de veleiros inscritos mostra que a Semana Internacional de Vela de Ilhabela terá, mais uma vez, a raia do Canal de São Sebastião lotada para comemorar a 50ª edição da principal regata de oceano da América do Sul.

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela será de 23 a 30 de julho, no Yacht Club de Ilhabela e anualmente leva ao litoral norte paulista mais de 100 barcos.

”Ubatuba realizou um grande evento e mostrou que as tripulações estão animadas para correr a Semana Internacional de Vela de Ilhabela. Vimos novos barcos na água como o Phoenix, que passa a ser comandado por Fábio Cotrim e Mauro Dottori, além dos tradicionais veleiros que estão em evolução”, disse Cuca Sodré, organizador técnico do USF e da SIVI.

Regatas como o Ubatuba Sailing Festival e a Copa Mitsubishi também fazem parte do programa de treinamentos das equipes para correr a SIVI.

Veja os resultados do Ubatuba Sailing Festival

Para a edição de 2023, estão convidadas as classes HPE30, ORC, Clássicos, C30, RGS, BRA-RGS, Bico de Broa, Multicascos, HPE25 e VPRS. A Semana Internacional de Vela de Ilhabela também oferece uma série de atividades culturais e sociais dentro e fora do Yacht Club de Ilhabela, como shows, exposições e palestras.

A competição abre no domingo, 24 de julho, com a tradicional regata Alcatrazes – Barco Atrevida – por Boreste Marinha do Brasil. A travessia tem mais de 50 milhas náuticas e contorna a icônica ilha do litoral norte paulista.

A organização fará, ao longo da semana, regatas de acordo com as condições de mar e vento, podendo ser no Canal de São Sebastião ou nas raias mais ao norte e ao sul da ilha.

As inscrições estão abertas no site oficial do evento

Baixe o Aviso de Regata Oficial

Programação da Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Leia todos os textos e releases da competição

Vídeos das regatas de anos anteriores

Curta as nossas redes sociais: Facebook e Instagram