Regata Vela do Amanhã muda de data na Semana Internacional de Vela de Ilhabela

0
177

Prova será no sábado (23/07) antes da estreia e permitirá o contato de mais de 100 jovens de escolas de vela com a modalidade oceânica

Com o objetivo de fomentar a vela oceânica entre a nova geração de 15 cidades e seus respectivos núcleos municipais e estaduais, a Regata Vela do Amanhã está confirmada na 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela. A disputa, que ocorre a partir deste ano no sábado, 23 de julho, reunirá de 120 a 150 crianças no Yacht Club de Ilhabela (YCI).

A programação prevê para os jovens um café da manhã na chegada ao clube, seguido de uma palestra com a comissão de regata. Às 13h, a nova geração entra em ação na Regata Vela do Amanhã, em que terá a experiência de velejar em barcos tradicionais da modalidade, ao lado de navegadores experientes e com carreiras vitoriosas.

As 15 cidades que terão núcleos de vela e jovens representantes na Regata Vela do Amanhã são: Mairiporã (SP), Paraibúna (SP), Praia Grande (SP), São Vicente (SP), Guarujá (SP), Santos (SP), São Sebastião (SP), Caraguatatuba (SP), Ilhabela (SP), Ubatuba (SP), Paraty (RJ), Angra dos Reis (RJ )e São Paulo (SP).

”A Vela do Amanhã é uma iniciativa que nos enche de orgulho. Trazer crianças e adolescentes de projetos sociais para experimentar a emoção de uma regata ao lado de ídolos do esporte é um gesto que simboliza o nosso compromisso com o futuro e com a formação de novos talentos”, disse Alex Costa Pereira, comodoro do YCI.

A ação, segundo os organizadores da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, tem como objetivo apresentar para crianças das escolas de vela municipais e estaduais os barcos de oceano.

Eles são uma alternativa para quando esses jovens saem da classe Optimist ou dos barcos de monotipo não só para velejar, mas para trabalhar no futuro

”Queremos criar essa aproximação com essa vivência em uma regata com barcos de oceano. Tenho certeza de que 95% dos participantes nunca subiram em um barco desse tipo. Será um dia de muito aprendizado!”, afirmou Cuca Sodré, diretor técnico da Semana Internacional de Vela de Ilhabela.

Confira a programação da Regata Vela do Amanhã:

9h30 às 10h – Chegada das crianças

10h às 13h – Café da manhã, palestra comissão de regata e divisão dos barcos

13h – Regata Vela do Amanhã

16h – Entrega de medalhas de participação

Sobre a Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Para a edição de 2023, estão convidadas as classes HPE30, ORC, Clássicos, C30, RGS, BRA-RGS, Bico de Broa, Multicascos, HPE25 e VPRS. Os mais de 100 barcos esperados para as regatas de julho participarão de provas em percursos variados ao longo da semana.

Além das competições, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela também oferece uma série de atividades culturais e sociais dentro e fora do Yacht Club de Ilhabela, como shows, exposições e palestras.

A competição abre no domingo, 24 de julho, com a tradicional regata Alcatrazes – Barco Atrevida – por Boreste Marinha do Brasil. A travessia tem mais de 50 milhas náuticas e contorna a icônica ilha do litoral norte paulista. A organização fará, ao longo da semana, regatas de acordo com as condições de mar e vento, podendo ser no Canal de São Sebastião ou nas raias mais ao norte e ao sul da ilha.

Segundo Cuca Sodré, que é o responsável técnico pelas regatas, o objetivo é reunir até 150 barcos neste evento que é técnico e festivo de 2023. ”A Semana Internacional de Vela de Ilhabela é um encontro de gerações. Sempre nos meses de julho podemos ver na mesma raia ídolos do nosso esporte competindo com velejadores de várias idades e com experiência em diferentes tipos de barco. Pegamos gente que corre em veleiros super simples, de classes olímpicas e até barcos de alta tecnologia”.

As inscrições estão abertas no site oficial do evento

Baixe o Aviso de Regata Oficial

Programação da Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Leia todos os textos e releases da competição

Vídeos das regatas de anos anteriores

Curta as nossas redes sociais: Facebook e Instagram