Semana Internacional de Vela de Ilhabela revela sua nova identidade visual

0
151

Inspirada pela própria natureza do evento, a marca se renova para celebrar seus 50 anos.

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela chega à sua 50ª edição em 2023 e, para comemorar a data, a organização renovou a identidade visual do principal evento de vela da América do Sul.

As regatas serão realizadas entre os dias 23 e 30 de julho de 2023, no Yacht Club de Ilhabela, no litoral norte do estado de São Paulo.

A renovação da marca é uma das ações que busca reforçar a cada ano a Semana Internacional de Vela de Ilhabela como referência no continente.

Nas últimas décadas, a marca criada por Diego Zaragoza evoluiu junto com o evento e ganhou novas atualizações. Para celebrar os 50 anos, a marca ganhou um novo visual, com Cris Lueth, da Tribu Live Marketing.

”A simplicidade dos elementos que elegemos para desenhar a nova Identidade, representam a inspiração de um esporte ‘simplesmente bonito por natureza’ cercado pela beleza de Ilhabela por todos os lados. O azul do mar, o emblemático Farol da Ponta das Canas, as embarcações e as pessoas resgatam a essência deste evento único’’, destacou Cris Lueth, diretora de marketing do evento.

O objetivo da comissão organizadora é que todas as pessoas se identifiquem com a marca e que seja passada não apenas a ideia de renovação e paixão pelo esporte, mas o respeito à natureza e à cidade que acolhe o evento.

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela consegue engajar toda a comunidade e é um importante propulsor econômico no período de inverno no litoral paulista.

”Além de movimentar a economia local, o evento tem propósitos relevantes como incentivo ao esporte, responsabilidade social, sustentabilidade e outros pontos”.

”Como organizador do evento, estou muito orgulhoso da nova identidade visual da Semana Internacional de Vela de Ilhabela. Acredito que esta marca representa de maneira fiel a grandiosidade do evento e sua importância para a vela no continente. Convido todos os amantes do esporte a participar conosco deste momento histórico e a desfrutar de uma semana inesquecível no litoral norte de São Paulo”, explicou Mauro Dottori, organizador das regatas.

“O resultado é um logo moderno e sofisticado, que traduz o espírito de competição, integração e paixão pela vela”.

Considerado o maior encontro da modalidade na América Latina, o evento reunirá competidores e amantes do esporte em uma celebração da cultura náutica.

O evento conta com importantes apoiadores, dentre eles a Mitsubishi Motors e a Prefeitura de Ilhabela.

Sobre a Semana Internacional de Vela de Ilhabela

A 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela está programada para ocorrer entre os dias 23 e 30 de julho de 2023, no Yacht Club de Ilhabela, no litoral norte do estado de São Paulo. Considerado o maior encontro da modalidade na América Latina, o evento reunirá competidores e amantes do esporte em uma celebração da cultura náutica.

A Semana de Vela de Ilhabela é uma competição tradicional que acontece desde os anos 1970 e já atraiu inúmeros velejadores de renome mundial como campeões olímpicos, mundiais e pan-americanos, além de formar a nova geração do esporte.

O evento começou com uma disputa de velejadores de Optimist, classe de introdução à vela, e hoje reúne embarcações modernas de oceano que rivalizam com barcos usados para cruzeiro ou regatas de fim de semana, como os Bico de Proa.

A primeira edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela teve início em 1969, porém, a SIVI só voltou a acontecer em 1974, se tornando a partir daquele ano um evento anual. Depois, nos seis anos seguintes, foi aberta apenas aos monotipos. Foi então em 1980 que os veleiros de oceano passaram a participar das regatas.

”Ao longo dos anos, a Semana de Vela de Ilhabela se consolidou como um evento de grande importância para a cultura náutica no Brasil e na América Latina. Com suas regatas emocionantes, seu ambiente festivo e sua programação diversificada, a competição atrai um público cada vez mais amplo, que inclui desde velejadores profissionais até turistas interessados em conhecer o universo da vela”, disse Mauro Dottori, diretor de vela do YCI.

Para a edição de 2023, estão convidadas as classes HPE30, ORC, Clássicos, C30, RGS, BRA-RGS, Bico de Broa, Multicascos, VPRS e HPE25. Os mais de 100 barcos esperados para as regatas de julho participarão de provas em percursos variados ao longo da semana.

Além das competições, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela também oferece uma série de atividades culturais e sociais dentro e fora do Yacht Club de Ilhabela, como shows, exposições e palestras.

A competição abre no domingo, 24 de julho, com a tradicional regata Alcatrazes por Boreste – 100 anos Veleiro Atrevida – Marinha do Brasil. A travessia tem mais de 50 milhas náuticas e contorna a icônica ilha do litoral norte paulista. A organização fará, ao longo da semana, regatas de acordo com as condições de mar e vento, podendo ser no Canal de São Sebastião ou nas raias mais ao norte e ao sul da ilha.

As inscrições estão abertas no site oficial do evento

Baixe o Aviso de Regata Oficial

Programação da Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Leia todos os textos e releases da competição

Vídeos das regatas de anos anteriores

Curta as nossas redes sociais: Facebook e Instagram