Rumando para o Cabo Horn – quatro barcos IMOCA estão agora engajados na segunda metade desta terceira etapa

0
166
The Ocean Race 2022-23 - 15 March 2023, Leg 3 onboard Holcim - PRB Team. Continuous splashing

Os  quatro barcos IMOCA estão agora engajados na segunda metade desta terceira etapa,

Equipe Holcim – PRB ainda está na liderança nesta quinta-feira, enquanto a frota está agora a menos de 100 milhas de distância.

Como esperado, o líder está desacelerando um pouco e os perseguidores estão recuperando algum terreno, mas a situação geral não mudou muito nas últimas 24 horas.

The Ocean Race 2022-23 – 16 March 2023, Leg 3 onboard Team Malizia. Will Harris efforts to manage the sprit

“Sabíamos que todos iriam se aproximar de nós, então a única solução era continuar navegando o mais rápido possível”, disse o capitão Kevin Escoffier. “É por isso que escolhemos ficar mais para o sul”. Acho que se ainda temos um pouco de vantagem sobre os outros barcos, é porque fizemos essa escolha, então estou feliz com o resultado”.

“Amanhã teremos menos vento e então chegaremos à borda da zona de exclusão de gelo”. Depois disso, os modelos meteorológicos não são claros”.

A equipe Malizia continua sendo a maior ameaça para o líder, posicionada a 60 milhas ao norte, mas quase no mesmo nível. A Biotherm e a 11th Hour Racing Team estão mais atrás, mas na trilha do líder.

As equipes estão na metade deste enorme terceiro percurso – o mais longo da história da corrida – com uma ETA de 11 dias (4.000 milhas) até o Cabo Horn. A previsão para os próximos três dias é de condições mais amenas, o que deverá levar a uma maior compressão na classificação e permitir reparos.

Mais The Ocean Race

Em uma chamada ao vivo da mídia na tarde de quinta-feira, a equipe da 11ª Hora de Corrida disse ter alcançado 22 nós em ventos de 20 nós. As prioridades da equipe, no entanto, são realizar reparos.

“Tivemos tempo para avaliar os danos que sofremos nos últimos dias”, disse Justine Mettraux em resposta a uma pergunta de um repórter. “Vamos aproveitar isto para reparar a vela principal e um dos lemes, bem como fazer um grande check-up no resto do barco, para que estejamos em boa forma para o resto da perna”. Tivemos tempo para pensar sobre o que queríamos fazer, com uma lista de prioridades e um plano.

Ela confirmou que a equipe tinha elaborado um cronograma de reparos com o fabricante da vela, para que, se tudo correr bem, a vela possa ser usada a 100% da capacidade.