Regata começou com duas voltas próxima da costa e baleia provoca mudanças

0
75
The Ocean Race 2022-23 - 26 February 2023, Start of Leg 3 in Cape Town. Whales came close to the race course.

Foi um extraordinário tipo de partida “stop-go” para a Leg 3 da The Ocean Race in Table Bay como a frota de cinco barcos IMOCA partiu em sua aventura de 12.750 milhas náuticas em direção a Itajaí no Brasil.

A regata começou com duas voltas e meia de um percurso  próxima da costa para dar à multidão que se encontrava na costa da Cidade do Cabo uma oportunidade de se maravilhar com estes barcos de hidrofoilização antes de partir em direção ao grande oceano azul do Sul.

Três baleias foram avistadas na área original de largada, o que significou que o comitê de regata teve que fazer uma mudança rápida para estabelecer o percurso da regata. Com a linha de largada agora impactada pela sombra do vento da Table Mountain, houve muito pouco vento para a frota, já que os segundos contaram para a hora de largada.

Quando o canhão de partida foi disparado, o barco mais próximo à partida era o Biotherm. Os outros quatro barcos estavam encalhados, a pouco mais de cem metros de distância.

A equipe Malizia havia cruzado a linha de partida em segundo lugar, seguida pelo ambiente GUYOT – Team Europe, com a 11th Hour Racing Team liderando por pouco a equipe Holcim-PRB na linha de partida.

A equipe Malizia foi a primeira a redescobrir a brisa para o início da segunda volta em terra, seguida de perto pela 11th Hour Racing Team. Enquanto isso, a Biotherm caiu da primeira para a última, quando a equipe de Meilhat foi superada no campo de ar leve por Holcim-PRB e GUYOT environment – Team Europe.

Uma vez que a frota estava de volta à brisa, foi mais um passeio de rajada de vento para o fundo do percurso, os barcos apenas mantendo o controle nas condições fortes e borbulhantes.

Enquanto isso, no mar, a Team Malizia foi a primeira a encontrar o vento ao redor das cabeceiras ao largo da Cidade do Cabo e começou a fazer seu caminho na Perna 3, junto com a Team Holcim-PRB e o ambiente GUYOT – Team Europe.

A previsão é de ventos na faixa dos 25-30 nós com ondulações de 2-3 metros. A Perna 3 está se mostrando um desafio logo nas primeiras horas.