A ETA ou Etapa 2, termina na Cidade do Cabo para frota da IMOCA que navega em direção à linha de chegada da África do Sul prevista para final da manhã de domingo, 12 de fevereiro. Vamos para o que se pode chamar diário de bordo dos momentos que antecede as milhas que percorridas desde de Cabo Verde pelos cinco IMOCA 60 – o 11th Hour Racing Team, Guyot environnement – Team Europe, Team Holcim – PRB, Team Malizia e o Biotherm, que a partir de Itajaí, no Brasil, vai contar com a experiência a bordo da velejadora olímpica Mariana Lobato.
SÁBADO 11 FEVEREIRO
1550 UTC — De Will Harris sobre a Equipe Malizia: “Parece que estamos navegando em um lago no momento. Você não acreditaria que estamos a 300 milhas ao sul da Cidade do Cabo, a quase 40 graus de latitude sul. Água plana, 10 nós de vento…”
1315 UTC —– Do guru do tempo do Controle de Corrida Christian Dumard:
O último ETA é entre 0800 e 1200 UTC (10h – 2h hora local) para os primeiros barcos. A maior probabilidade é entre 0930 e 1130 UTC.
Os primeiros quatro barcos poderiam terminar em menos de uma hora após quase três semanas de corrida. O ETA para GUYOT environnement está mais próximo de 1800 UTC.
1225 UTC — “Em top gun você chamaria isso de dogfight, um final como este, não?!?” — Kevin Escoffier, o capitão da Equipe Holcim PRB.
1200 UTC —– Está ficando lento lá fora, pois o relatório de posição de 1200 UTC mostra a frota lutando para fazer 10 nós. Todos os barcos viraram para o norte, um ângulo mais favorável para a velocidade do barco, mas um pouco fora da linha de descanso para a Cidade do Cabo. Os navegadores estarão afiando seus lápis procurando a maneira mais eficiente de manter o barco em movimento em direção à Cidade do Cabo a uma velocidade razoável. Tudo isso de olho na oposição.
“Estamos correndo contra um muro sem vento”, é como Sam Goodchild, da equipe Holcim PRB, explica a situação. “Estamos todos escolhendo onde entramos nisso, e então esperamos que oyu possa passar por isso mais rapidamente do que os outros para chegar à Cidade do Cabo. Provavelmente será um final bastante próximo.”
1000 UTC — A atualização de 1000 UTC mostra que esta corrida vai até o fio. A Biotherm está agora à frente na 11th Hour Racing Team (a atual líder na distância até o fim) e na Team Holcim PRB, que estão tão próximas que aparecem como um barco no rastreador. Mantenha os olhos abertos para o rastreador, que mudará para o “modo ao vivo” esta tarde para o empurrão final para o final da Cidade do Cabo.
0850 UTC — Rosalin Kuiper, Team Malizia: “Parece um pouco complicado… Pouco antes da Cidade do Cabo, o vento será leve e a favor do vento. Essas não são as nossas melhores condições. Então, este é um grande dia. Precisamos obter ganhos agora…”
0800 UTC — É outro dia espetacular na Cidade do Cabo – tem sido assim há uma semana. Ensolarado, quente, mas muito pouco vento. E este é o problema para as cinco equipes da IMOCA que tentam fechar as últimas 300 milhas náuticas da perna 2.
Uma olhada no rastreador diz tudo o que você precisa saber. Os quatro melhores barcos estão todos dentro de 7 milhas em termos de distância para terminar. E o barco mais rápido da frota é o quinto colocado GUYOT environnement – Team Europe, agora a apenas 80 milhas de volta na linha de vantagem. Dois dias atrás, esse delta estava a mais de 500 milhas!!
As velocidades estão em baixa agora – na faixa de 8-10 nós – e é isso que podemos esperar entre agora e o final.