Copa da Juventude 2024 será no Iate Clube de Brasília

0
191

Após uma semana de competição, a Copa da Juventude foi encerrada no último sábado (4), no YCSA – Yacht Club Santo Amaro, em São Paulo (SP).

E logo na sequência a CBVela – Confederação Brasileira de Vela anunciou o ICB – Iate Clube de Brasília como sede do principal campeonato da base nacional em 2024. A competição da vela jovem será no final de janeiro, mas com data a definir.

Juntamente com o YCSA, a CBVela recebeu jovens velejadores de Pernambuco, Bahia, Brasília, Rio Grande do Sul, Maranhão, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Além das regatas, o evento contou com palestras, debriefing pós-provas, bate-papo com medalhistas olímpicos e treinamentos para treinadores e juízes.

Segundo a CBVela, a escolha da capital federal para a próxima Copa da Juventude foi realizada pela estrutura do ICB de poder receber diversos atletas de diferentes estados do País.

No último mês, o Iate Clube de Brasília promoveu o Campeonato Brasileiro de Optimist, que também teve mais de 100 atletas na disputa.

”Foi um excelente evento. Os atletas encararam ventos fracos, médios e fortes nos últimos dias. O YCSA recebeu a vela jovem de braços abertos e com muito profissionalismo. Tenho certeza que será o mesmo sucesso em Brasília!”

A curiosidade entre as duas edições é a disputa em represas. No YCSA, as regatas do IQFoil, Formula Kite, 29er, 420 e ILCA 6 foram na Represa de Guarapiranga. No ICB, os jovens também irão enfrentar uma represa, com a raia no Norte do Lago Paranoá.

”Mais uma raia de represa, que particularmente gosto muito. Com os amigos do Iate Clube de Brasília, que possui uma ótima estrutura para os jovens”, explicou Walter Boddener, Gerente de Eventos da CBVela.

”Esperamos fazer um campeonato tão bonito e bem feito como foi aqui no YCSA. Queremos passar todo carinho e alto nível de competição entre os jovens que vimos aqui em São Paulo. Será um grande desafio, mas o Iate Clube de Brasília está preparado e com muita determinação para receber a Copa da Juventude 2024”, disse Gustavo Raulino, Diretor de Náutica do ICB.

Apoio a Vela Jovem

A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela – CBVela junto com Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.

O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ).

O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.

Foto: Caio Souza