A equipe de bandeira suíça de Kevin Escoffier venceu a etapa de abertura com uma batalha atrás pelo segundo lugar com a 11th Hour Racing Team e a Team Malizia…
O capitão Kevin Escoffier, um veterano da The Ocean Race que agora lidera a Team Holcim-PRB, conduziu o seu barco sobre a linha de chegada ao largo de Mindelo, Cabo Verde, pouco depois da 01:00 hora local de sábado de manhã, para vencer a primeira etapa da The Ocean Race.
Equipe Holcim – PRB terminou às 02:01:59 UTC por um tempo decorrido na perna de 5 dias, 11 horas, 1 minuto e 59 segundos.
Escoffier e sua equipe lideraram a maior parte da primeira etapa. O movimento vencedor veio no meio de um intenso duelo de tacking no segundo dia e noite da corrida, com Holcim-PRB e 11th Hour Racing Team ziguezagueando seu caminho ao longo da costa espanhola, batendo nos dentes de um oeste feroz que já havia causado alguns danos em Holcim-PRB.
Então, a 11th Hour Racing Team relatou uma vela rasgada durante uma das manobras que os forçou a desacelerar para recuperar a vela e montar uma substituição. Aquele pequeno momento foi tudo o que Escoffier e sua tripulação precisavam para fazer o passe.
Como o primeiro barco no Atlântico, a Holcim-PRB foi capaz de alavancar essa pequena vantagem em uma liderança que a equipe nunca abandonaria. Nas condições de navegação rápida a favor do vento em direção a Cabo Verde, a equipa foi invencível, navegando rápida e baixa. Escoffier manteve seu barco posicionado entre o adversário e a linha de chegada e não havia possibilidade de passar.
Foi uma atuação magistral depois daquelas primeiras horas preocupantes no Mediterrâneo, onde a equipe teve que enfrentar danos ao seu barco.
“Os reparos que fizemos foram mantidos”, disse Escoffier no último dia da etapa. “Há alguns pequenos detalhes que teremos que revisar. Vamos verificar o barco no final, especialmente os acessórios, por causa das fortes condições de vento com as quais tivemos que lidar no Mediterrâneo, mas nada sério. Teremos tempo de sobra para consertar tudo em Cabo Verde.”
Atrás, Charlie Enright e sua 11ª Equipe de Corrida de Horas estão bem posicionados entre a Equipe Malizia e a linha de chegada. Há menos de 20 milhas entre os dois barcos, certamente menos de uma hora de navegação a essas velocidades, mas com o final a menos de três horas de distância, uma posição de segundo lugar para a equipe americana está nos planos.
VO65s
À medida que os principais VO65 faziam o seu giro para o oeste para se aproximarem de Cabo Verde, os candidatos ao pódio caíram na fila e é a WindWhisper Racing Team – que lidera desde que a frota limpou o Estreito de Gibraltar – à frente da Team JAJO e da Mirpuri Foundation Racing Team.
“Esperamos terminar em Cabo Verde no sábado à tarde/noite”, disse o capitão da Team JAJO, Jelmer van Beek. “Antes do início, alguns veteranos da The Ocean Race me disseram que o final virá mais cedo do que você espera, e eles estão totalmente certos! Mesmo sem muito tempo de sono voa.
“Encontramos uma boa brisa e uma boa mudança na direção do vento na costa africana. Agora estamos mirando direto para a chegada e ultrapassamos Mirpuri no rastreador. Mas muitas coisas ainda podem acontecer nas últimas 24 horas! Então todo mundo continua empurrando o barco.”
ETA da frota:
IMOCA (pódios) – início da manhã de sábado
Liderando VO65s e IMOCAs finais – Sábado à tarde GMT
Como acompanhar as chegadas:
Faça check-in no www.theoceanrace.com e nossos canais sociais @theoceanrace para obter as informações mais recentes. O rastreador é o seu melhor guia para o posicionamento mais recente.
Com uma chegada noturna para os principais IMOCAs em ventos fortes e mares pesados ao largo do Mindelo, em Cabo Verde, a nossa cobertura centrar-se-á em entrevistas à beira das docas e na reação das equipas à medida que chegam a terra.
Rankings às 02:00 UTC – 21 de janeiro de 2023
IMOCA
1. Equipe Holcim-PRB, vencedor primeira etapa, 5d 11h, 01min 59s
2. 11th Hour Racing Team, 51,3 milhas para terminar
em 3. Equipe Malizia, 20,0 milhas para o líder
4. Biotherm, 255,9 milhas para o líder
5. GUYOT environnement – Team Europe, 281.0 milhas para líder
VO65
1. WindWhisper Racing, 218,2 milhas para terminar em
2. Equipe JAJO, 51,7 milhas para o líder
3. Mirpuri Foundation Race Team, 129,6 milhas para o líder
4. Austrian Ocean Race – Team Genova, 145,1 milhas para o líder
5. Ambersail 2, 173,6 milhas para o líder
6. Viva México, 816.7 milhas para o líder