Cunha (SP) terá pontos estratégicos de preparação para ciclistas que participarão do L’Étape Santander

0
247
Foto: Divulgação/L'Étape Brasil Santander

Iniciativa de empresários locais visa auxiliar atletas no treinamento para o evento, que será realizado na cidade em março

A pouco mais de dois meses do L’Étape Cunha Santander, que será realizado de 24 a 26 de março na cidade paulista, os preparativos seguem com tudo para a primeira prova do L’Étape Brasil Santander em 2023. A organização, em parceria com um grupo de empresários locais, anunciou mais uma novidade. Nesta edição, os ciclistas da região contarão com tendas distribuídas na cidade que oferecerão suporte técnico aos participantes.

A iniciativa disponibilizará em pontos estratégicos tendas de apoio aos ciclistas que se preparam para o desafio, com água, frutas, kit de manutenção para as bicicletas, monitores, banho de gelo e informações da região e da prova.

Os locais de atendimento das tendas serão: divisa Cunha-Paraty; Parque Lavapés, no centro da cidade; e Campos Novos.

“Queremos receber bem o ciclista para seus treinos e consolidar a modalidade e a sua prática. O legado esportivo precisa ultrapassar a barreira de uma corrida de bicicleta, para se tornar um importante pilar do turismo sustentavel na região”, observa Fernando Cheles, diretor técnico do L’Étape no Brasil.

“Os participantes podem esperar muitas subidas curtas e inclinadas, que minam a energia. Um percurso que tem essa característica exige muito. O treinamento simulando estas condições e até mesmo um simulado por lá fazem parte da construção de uma boa prova com muita diversão e horas de ciclismo”, completa Cheles.

A estrutura será montada aos sábados e domingos que antecedem a prova, de 10h às 16h, exceto no final de semana de Carnaval. O objetivo é consolidar a cidade como um núcleo ideal para receber provas ciclísticas, reafirmando Cunha (SP) como referência na modalidade.

“Na prova teremos o mesmo percurso dos anos de 2015, 2016 e 2017, porém com mais segurança e ações no percurso melhorando toda experiência by Tour de France. A região e estradas são ótimas para pedalar e por isso também estamos de volta a cidade!”, finaliza Fernando Cheles.

“É sempre um desafio colocar uma prova do tamanho do L’Étape em prática e manter o padrão Tour de France. Tivemos três anos de muito sucesso em Cunha, fizemos uma pausa, e agora estamos de volta. É um prazer enorme, a cidade acolhe muito bem os ciclistas, estamos muito felizes”, afirma Thaís Barg, diretora de marketing do L’Étape Brasil Santander. “Nesse recomeço, contamos com importantes parcerias para potencializar o nosso trabalho na cidade”, completa.

Mais informações sobre o funcionamento da tenda podem ser encontradas no perfil do Instagram do Cunha Outdoors (@cunhaoutdoors), o Comitê Oficial Organizador de Eventos Esportivos e Eco turismo da Estância Climática de Cunha (SP), que também é parceiro da iniciativa.

As inscrições para participar do L’Étape Cunha Santander seguem abertas.

L’Étape Cunha Santander: o bom filho à casa torna

Novidade para a temporada 2023 de ciclismo amador no Brasil, a prova L’Étape Cunha Santander volta ao calendário após cinco anos. O evento será o primeiro compromisso do Tour de France no Brasil no próximo ano, com data já confirmada: de 24 a 26 de março.

A prova será especial para os participantes, pois marca seu retorno à primeira cidade que recebeu o L’Étape no Brasil, no ano de 2015. Foram três anos em Cunha, com etapas realizadas também em 2016 e 2017.

Para 2023, o evento aposta na tradição e mantém o mesmo percurso das três primeiras edições. O L’Étape Cunha Santander terá os percursos longo e curto: de 54km, com 1630 metros de altimetria acumulada, e 112 km, com 2870 metros de altimetria.

Datas confirmadas

O L’Étape Brasil presented by Santander confirmou as datas das três edições da prova em 2023. Além de Cunha, o L’Étape Brasil presented by Santander continuará na cidade de Campos do Jordão (SP), no final de setembro e no Rio de Janeiro, com o L’Étape Rio presented by Santander, no último fim de semana do mês de junho.

O L’Étape Rio está confirmado para ser realizado entre os dias 23 e 25 de junho. A prova, na cidade maravilhosa, será na Marina da Glória. A prova em Campos do Jordão (SP) será entre os dias 22 e 24 de setembro.