Equipe Monster Energy Honda abre Rally Dakar 2023 com prólogo curto

0
234
Ricky Brabec melhor colocado Team Monster Energy Honda no Prologo

Arábia Saudita — A ação finalmente começou no Rally Dakar 2023. O sábado (31/12) foi marcado por um prólogo curto, de 13 quilômetros, com largada e chegada no acampamento Sea Camp. A 45ª edição do Dakar está aberta e os pilotos da equipe Monster Energy Honda entram em contagem regressiva para os desafios deste domingo (1/1), o primeiro de mais 15 dias de corrida pelos desertos da Arábia Saudita — incluindo um dia de descanso na metade do roteiro.

Acelerando a moto Honda CRF 450 Rally, o vencedor do Dakar em 2020 Ricky Brabec foi o piloto mais bem colocado da equipe no prólogo, em décimo lugar, e poderá escolher sua posição para a largada da primeira etapa. Pablo Quintanilla (11º colocado), Adrien Van Beveren (16º) e José Ignacio “Nacho” Cornejo (27º) também disputaram a tomada de tempos.

A etapa inicial manterá a caravana do Dakar no acampamento Sea Camp por mais um dia. O desafio inclui 601 quilômetros de percurso, sendo 367 deles de especiais (trechos cronometrados), marcados por chão de areia, pedras e um pouco de cascalho.

A prova tem a Arábia Saudita como sede pelo quarto ano consecutivo e traz roteiro total de cerca de 8.500 km, sendo aproximadamente 4.600 deles de especiais. A disputa, com início nas praias do Mar Vermelho, termina nas areias do Golfo Pérsico, em Damman, no dia 15 de janeiro.

Confira o que disseram os representantes da equipe Monster Energy Honda Team:

Ruben Faria (Diretor geral da equipe Monster Energy Honda Team) — “Este prólogo foi apenas um aquecimento para as próximas duas semanas de corrida. Ricky poderá escolher sua posição de largada e Pablo também vai largar próximo de pilotos rápidos, o que é bom para o ritmo. Adrien terminou em boa posição e a corrida está apenas começando — eles fizeram pouco menos de 13 km. O Nacho não teve sorte e caiu na primeira curva, mas vai abrir a prova amanhã e pode ser um bom desafio”.

 

Ricky Brabec #2 — “Com o resultado ainda posso escolher a minha ordem de largada, por isso estou muito mais feliz do que nos últimos dois anos, quando tive de largar na frente. Foram apenas 13 km, mas foi um dia importante. Nossa equipe está muito forte para lutar nos próximos dias”.

 

Pablo Quintanilla #7 — “O prólogo foi rápido, um pouco escorregadio, e fui o mais rápido que pude. Fiz uma passagem bastante limpa e evitei grandes erros. Este foi um bom dia e estou em uma boa posição para começar a corrida amanhã. Isso também foi muito importante para ‘quebrar o gelo’ e deixar a ansiedade de lado”.

 

Adrien Van Beveren #42 — “Eu me senti bem na minha Honda CRF 450 Rally. A meta era pilotar de forma inteligente e limpa, e isso foi conseguido. O resultado está correto, embora eu esperasse um tempo melhor. Agora vamos nos concentrar na corrida, porque realmente temos um longo caminho a percorrer”.

 

José Ignacio Cornejo #11 — “Queria fazer um prólogo sólido, mas não tive sorte e caí na primeira curva. Cometi um erro, estava muito escorregadio. Agora tenho que me manter positivo, foi apenas um aquecimento e temos muitos dias para correr”.

Resultado — Rally Dakar 2023 / Arábia Saudita

Prólogo / Motos (extraoficial)
1 – Toby Price (AUS) – #18 – 08m22.9s
2 – Daniel Sanders (AUS) – #4 – 08m23.5s
3 – Ross Evan Branch (BWA) – #16 – 08m31.1s
4 – Joan Barreda (AND) – #5 – 08m31.4s
5 – Kevin Benavides (ARG) – #1 – 08m31.5s
10 – Ricky Brabec (EUA) -#2 – 08m36.3s – Equipe Monster Energy Honda
11 – Pablo Quintanilla (CHI) – #7 – 08m38.2s – Equipe Monster Energy Honda
16 – Adrien Van Beveren (FRA)- #42 – 08m42.7s – Equipe Monster Energy Honda
27 – José Ignacio “Nacho” Cornejo (CHI) – #11 – 09m37.9s – Equipe Monster Energy Honda

Próxima etapa Rally Dakar 2023*

1/1 — Etapa 1
Sea Camp / Sea Camp
Deslocamentos — 234 km
Especial — 367 km
Total do dia: 601 km

 

* O roteiro é fornecido pela organização do evento e está sujeito a alterações.