Projeto Limpeza dos Mares retira 2,8 toneladas de resíduos do Rio Biguaçu

0
192

O último domingo foi marcado por mais uma etapa do projeto Limpeza dos Mares, capitaneado pela Associação Náutica Brasileira – ACATMAR, Acquanauta e Mundo Mar. Desta vez, os mais de 80 voluntários, entre mergulhadores, crianças e adultos da comunidade se dividiram em grupos para limpar o fundo do Rio Biguaçu – as margens e o canal de saída na boca da barra. O evento também comemora o Dia do Rio, em 24 de novembro. “São dos rios que provém a grande maioria do lixo encontrado em nossos mares, por isso é muito importante trazer para as comunidades ribeirinhas esse despertar para mudanças de hábitos, como o descarte correto”, Michele Castilho coordenadora do projeto.

E, não diferente das demais etapas em rios, foi encontrado de tudo : cadeiras, pneus, sacolas plásticas, muitas garrafas de vidro, principalmente de bebidas alcoólicas, brinquedos, resto de vaso sanitário, plásticos, latinhas de alumínio e até crânios de animais.

 

Foto – Michele Castilho

Os voluntários saíram com as embarcações da Marina Pier 33, em Biguaçu, e a  visibilidade da água do rio dificultou o mergulho, que teve que ser no tato para encontrar o lixo que estava nas profundezas. Mas, nem mesmo isso fez com que essa turma de mergulhadores experientes não saíssem de lá com algum tipo de resíduo.

Foram mais de 2,8 toneladas retiradas, que continuam impressionando a todos que participam pela primeira vez ou já participaram de outras das 34 etapas realizadas. Na ação, a Fundação do Meio Ambiente de Biguaçu, apoiadora do evento, distribuiu mudas de plantas para os participantes. Com esta etapa o Limpeza dos Mares chega à triste marca de 128.3 toneladas de lixo retirados desde o inicio do projeto, em 2014.

“O impacto visual gerado após a coleta dos resíduos atinge toda a sociedade, trazendo mais força para as causas e cuidados com o meio ambiente, além de levantar a bandeira da destinação correta.

O município é muito grato pela 35ª etapa ocorrer em seu território, aguardando que futuras ocorram novamente. Estamos firmes nesta meta e podem contar com a gente novamente”, afirmou Drielly Rosa, superintendente da FAMABI – Fundação Municipal do Meio Ambiente.

O Limpeza dos Mares é uma realização da ACATMAR, Mundo Mar e da Escola de Mergulho Acquanauta Floripa e conta com o patrocínio mantenedor do FORT ATACADISTA. “Ver a participação da comunidade local, é fundamental para que tenhamos a conscientização dos cuidados com o meio ambiente. “E o engajamento do Grupo de Escoteiros Biguaçu e dos demais voluntários mirins faz com que a gente tenha a certeza de que esta parceria e o investimento do Fort neste projeto estão no caminho certo”, diz Claudia Plentz, coordenadora nacional de marketing do Fort Atacadista.

Nesta edição teve o apoio da Prefeitura de Biguaçu, por meio da FAMABI – Fundação Municipal do Meio Ambiente, do Grupo Escoteiro Biguá-Açú, da Capitania dos Portos de SC, do Corpo de Bombeiro Militar de SC, da Polícia Militar Ambiental SC, da Rede Laço, do NEPOM, do ICMBio e das empresas Pier 33, Companhia da Praia, do Iate Clube Veleiros da Ilha, Medilona, da BoatLux, P & P Polímeros, Floripa Eco Sacolas Ecológicas, SUN TECH Protetor Solar, Plastkolor e Atacado Vitória.