Matheus Gonche faz balanço positivo da Copa do Mundo de Natação

0
123
Foto: Divulgação

Nadador olímpico tem pela frente o US Open no final do mês de novembro

O nadador olímpico Matheus Gonche terminou na última semana sua participação na Copa do Mundo de Natação da FINA (Federação Internacional de Natação). O nadador participou de duas etapas da competição, que reuniu grandes nomes das piscinas. A primeira aconteceu em Toronto, no Canadá, e a segunda em Indianápolis, nos Estados Unidos. 

O atleta de Resende (RJ) disputou quatro provas em cada etapa: 50m, 100m e 200m borboleta e a prova dos 200m livre. As etapas, realizadas em piscina curta, de 25 metros, serviram como experiência para o nadador, que tem pela frente mais um desafio internacional no final do mês: o US Open, nos Estados Unidos. 

“A maratona de provas foi intensa. Participei do Finkel, Brasileiro de curta, dos Jogos Sul-Americanos ODESUR e, logo depois, das duas etapas da Copa do Mundo de Natação. Fazer as viagens e participar de competições de alto nível foi muito desafiador, mas me fez aprender muito sobre minhas provas em piscina curta e, principalmente, pegar o ritmo de competição. Quanto mais você compete, melhor sua mente e seu corpo ficam treinados e preparados para a hora que você mais precisar”, disse Matheus Gonche. 

O nadador chegou à final dos 200 metros borboleta na etapa de Toronto (CAN) da Copa do Mundo de Natação. Na ocasião, conseguiu ver de perto grandes nomes da prova, como o campeão olímpico Chad le Clos.

“Gostaria de ter feito tempos melhores, mas foi um aprendizado muito grande. Eu me conheci melhor em competições de piscina curta e me situei no cenário mundial. Foi um autoconhecimento muito grande. As competições ajudam a você estar bem no momento certo, ter a competitividade na hora certa. Foram várias provas em poucos dias. Fiquei muito feliz por ter convivido duas semanas com a elite da natação mundial e aprendido muito com isso”, finalizou o nadador de 23 anos.

O U.S. Open, próximo desafio de Gonche, acontecerá em Greensboro, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro. Antes disso, o brasileiro fará treinos no local de competição durante três dias.

O nadador encerrou, no início do mês de outubro, sua participação nos Jogos Sul-Americanos 2022. No evento continental disputado em Assunção, no Paraguai, ele faturou a medalha de ouro nos 100 m borboleta e no revezamento 4×100 m medley, além da prata nos 200 m borboleta. 

Sobre Matheus Gonche

Especialista no nado borboleta, Matheus Gonche acumula grandes resultados nas categorias de base da natação. Ele é apoiado pela On Board Sports e pela Kpaloa. O atleta, natural de Resende (RJ), foi eneacampeão brasileiro (nove vezes) nos 200 metros borboleta, sua prova principal, e octacampeão (oito vezes campeão) dos 100 metros borboleta nas categorias de base da natação.

Ele estreou em seus primeiros Jogos Olímpicos na Olimpíada do Japão na manhã do dia 29 de julho, no Centro Aquático de Tóquio. Aos 22 anos, Gonche nadou as eliminatórias dos 100 metros borboleta e fez o tempo de 53s02 na quarta bateria das eliminatórias, passando os primeiros 50 metros com 24s73.

Na seletiva olímpica, realizada em abril de 2021, Gonche nadou a prova dos 100 metros borboleta em 51s94, abaixo do índice de 51s96, e conquistou a vaga. O nadador foi o único da equipe paulista confirmado em provas individuais.

Acesse o site do atleta

www.matheusgonche.com.br

————

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Katarine Monteiro

katarine@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net

+55 11 99217-6474

www.onboardsports.net