OPINIÃO DE CÉLIO FURTADO : HOMENAGEM/ TV24Horas/SANDRO GARCIA/

0
171

Célio Furtado – Engenheiro e professor da Univali celio.furtado@univali.br

Recebi, recentemente, uma homenagem da equipe da TV24hs, sendo laureado como o “melhor comentarista”, um fato relevante que me deixou muito feliz.

Resolvi escrever um artigo registrando esse momento, e, como sempre escolho uma música para acompanhar o texto, lembrei-me de Vangelis/” Conquest of Paradise”, conhecido por muita gente.

A escolha da música não foi por acaso, pois a mesma tem uma conotação de vitória e conquista, uma composição genial, tocada e cantada, uma referência ao grande feito de Cristóvão Colombo na “descoberta” da América.

Dito isso, retorno ao tema inicial, a homenagem à minha performance, enquanto comentarista, no cotidiano da vitoriosa TV24h, um empreendimento muito bem sucedido, do competente jornalista Sandro Garcia, um homem apaixonado por Itajaí. Inicialmente, quero agradecer a homenagem, e manifestar a minha satisfação pessoal em integrar uma tão seleta equipe, gente altamente qualificada que oferece diariamente excelentes conteúdos para um público crescente, sempre com inúmeros compartilhamentos. Comentar diariamente exige uma aplicação especial, busca de temas, sempre inseridos no contexto local e nacional, dentro dos limites dos três minutos, uma disciplina que procuro seguir com determinação, pois sei da importância do controle do tempo no universo da comunicação.

Convém lembrar que recebo total liberdade na escolha dos temas abordados, o que considero um privilégio, refletindo por um lado o estilo democrático do amigo Sandro Garcia, outro pelo meu interesse em temas dos mais variados.

É bem verdade que me aplico mais nas análises de conjuntura, uma tentação permanente, haja vista a dinâmica da vida global, e da instantaneidade dos meios de informação, de modo que um dos desafios principais consiste em “filtrar” o que deve ser comentado.

 

A política é um “prato cheio”, uma tentação, sobre a qual procuro me disciplinar e oferecer uma posição equidistante, haja vista que não sou partidário e desejo, como toda a equipe da TV24h, um futuro melhor para o meu país e para a Humanidade.

Evidentemente, procuro ressaltar a minha posição contra o pensamento dominante, impregnado de uma ideologia perversa, alimentada diariamente com fake news, tentando provocar uma lavagem cerebral em nossa população, tão generosa e ingênua, conduzindo-os para uma “tentação totalitária”.

Pela importância do troféu recebido, por três anos consecutivos, devo admitir que o caminho metodológico por mim seguido tem sido caracterizado por mais acertos do que erros. De fato, sou um comentarista despretensioso, realista, sabedor dos meus próprios limites e, também do bom senso, buscando os recursos normais da estilística: clareza, concisão, correção, coerência, fundamentos aprendidos nos já distantes bancos escolares do Colégio Salesiano.

Frases curtas sempre que possível, apresentar termos claros, se são exóticos, explique-os, pois ninguém aprecia a “fala difícil e sofisticada”, ainda que as pessoas tenham carência e necessidade de informações e comentários honestos e inseridos no contexto.

Na verdade, esse é o papel do intelectual, ajudar clarear o caminho das massas, ressaltando os obstáculos e armadilhas na caminhada, porém, nunca perdendo a perspectiva otimista e simplicidade. Obrigado Sandro Garcia e equipe da TV24 horas por tão relevante conquista. Estamos juntos!!!

 

Célio Furtado, nascido em 1955/ Professor da Univali/ Formado em Engenharia de Produção na Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Mestre Engenharia de Produção/ Coppe/Ufrj/trabalhou no Sebrae Santa Catarina e Rio de Janeiro. Consultor de Empresa/ Comunicador da Rádio Conceição FM 105.9/ celio.furtado@univali.br

NR: Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores