Festival reúne crianças da Escolinha de Triathlon de Joinville e Curitiba

0
192

Em clima de celebração, triatletas mirins dispturam o duathlon do Campeonato Paranaense em Jaraguá do Sul, neste domingo (12)

 

Os triatletas mirins de Joinville tiveram um domingo de muita integração, aprendizado e experiência. Um grupo de 27 alunos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões disputou o Festival de Duathlon Infantil e Infanto-Juvenil da Copa Malwee de Triathlon Standard, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina. A competição foi válida pela II etapa do Campeonato Catariense. As crianças competiram lado a lado com os colegas dos núcleos de Curitiba do projeto, em clima de celebração.

O festival foi realizado dentro do Parque da Malwee em Jaraguá do Sul, e reuniu um total de 150 crianças e adolescentes da região e de outros estados. O objetivo era incentivar a prática do esporte entre os mais jovens, proporcionar experiência num ambiente de competição oficial e promover a integração entre os atletas. O duathlon contou com distâncias que variavam de acordo com a faixa etária, indo de 300 metros de corrida, 1,5 quilômetro de ciclismo e mais 300 metros de corrida até 2 quilômetros de corrida, 5 quilômetros de ciclismo e 1 quilômetro de corrida.

“A festa foi grande! Tivemos atletas com um ótimo desempenho. Mas a integração entre os alunos de Joinville e a troca de experiências com os alunos dos núcleos de Curitiba da Escolinha de Triathlon foi o grande troféu deste evento”, destacou o coordenador Ivan Razeira.

 

Visitantes de Curitiba

Os alunos de Joinville tiveram a companhia de 37 alunos dos sete núcleos de Curitiba. Muitos deles viajaram sem os pais pela primeira vez, acompanhados pelos professores do projeto. Outros tantos fizeram sua estreia em competições oficiais. “Foi uma experiência bem legal, todos adoraram competir. E poder trocar experiências com alunos de outro estado também foi ótimo para eles”, contou a professora Jéssica Rodrigues, do núcleo Oswaldo Cruz da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, em Curitiba.

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 660 crianças e adolescentes em 15 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Joinville, as aulas de triathlon englobam as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida). Divididas em turmas de 10 alunos de acordo com a faixa etária, as crianças treinam às segundas, terças, quintas e sextas-feiras pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon de Santa Catarina e apoio da Univille e da prefeitura de Joinville. Os patrocinadores são Electrolux, Anjo Tintas e Martinelli Advocacia.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões