The Ocean Race Summit Stockholm Estocolmo de reúne na busca de proteção da Antártida e do Oceano Sul

0
42
Um caiaque na Equipe © Antártica Sul

O Ocean Race Summit Estocolmo – Corrida para proteger o Oceano Sul, na quarta-feira, 1º de junho, vai brilhar um holofote sobre o papel crítico que o Oceano Sul desempenha na saúde do planeta. Baseando-se na forte conexão da The Ocean Race com a região, que tem sido uma das partes mais emocionantes da corrida de vela ao redor do mundo por quase 50 anos, o Summit reunirá um grupo especializado de palestrantes para ajudar a acelerar as ações para proteger esse incrível habitat.

 

Explorador Sebastian Copeland
© Desconhecido

Realizada em colaboração com a Coalizão Antártica e do Oceano Sul (ASOC) e a 11ª Hora De Corrida, uma das principais parceiras da The Ocean Race e parceira fundadora do programa de sustentabilidade da Corrida, a Cúpula será organizada pelo apresentador de televisão e comunicador científico Danni Washington. O evento contará com ideias, soluções e exemplos inspiradores de boas práticas de vozes líderes dentro do governo, ciência, indústria, ONGs, vela e muito mais, incluindo:

-Isabella Lövin, presidente do Instituto do Meio Ambiente de Estocolmo, ex-vice-primeira-ministra e ex-ministra do Meio Ambiente, Suécia

-Jakob Granit, Diretor Geral da Agência Sueca de Gestão Marinha e Hídrica, SwAM, e Presidente da Comissão para a Conservação dos Recursos Vivos Marinhos Antárticos, CCAMLR

-Lisa Blair, multi-recorde mundial segurando marinheiro, aventureiro e autor

Sebastian Copeland, explorador polar, defensor do clima, fotógrafo & autor e Embaixador Ulysse Nardin

-Andrea Kavanagh, Diretora da Campanha Pew Bertarelli Ocean Legacy Legacy

-Gunnar Krantz, quatro vezes marinheiro na Whitbread Round the World Race/Volvo Ocean Race que estrelou como capitão no programa de televisão sueco ‘Over Atlanten’

 

 

Velejadora Lisa Blair
© Corrina Ridgway

Um evento associado da conferência Estocolmo+50, que é convocada pelas Nações Unidas e organizada pela Suécia com o apoio do Governo do Quênia, a Cúpula da Corrida Oceânica de Estocolmo será realizada na véspera desta crucial reunião ambiental internacional de alto nível, a fim de ajudar a colocar a Antártida e o Oceano Sul no centro das discussões. A Suécia tem um papel importante na salvaguarda da região, pois é a Presidente da Comissão para a Conservação dos Recursos Vivos Marinhos Antárticos (CCAMLR).

A Cúpula destacará a necessidade urgente de avançar nas áreas marinhas marinhas de grande escala propostas no Oceano Sul, no que seria um dos atos mais significativos de proteção oceânica da história.

Richard Brisius, presidente da Corrida oceânica, disse: “O Oceano Sul é uma das partes mais extremas do planeta, ganhando o respeito dos marinheiros e fornecendo uma fonte de fascínio por gerações. Estas não são apenas as águas de navegação definitivas, elas também ajudam a manter nosso planeta saudável, mas estão sob imensa pressão da atividade humana. Nossa Cúpula explorará por que a ação é crítica e como a Suécia tem uma oportunidade única para dirigi-la. O país pode ser líder no cenário mundial, reunindo apoio e pressionando por proteção em uma das conferências mais cruciais deste ano sobre o meio ambiente, Estocolmo+50.”

Além de mergulhar fundo no Oceano Sul, o Cume examinará os direitos dos oceanos e como eles poderiam ajudar a apoiar não apenas esta parte vital do nosso planeta azul, mas toda a vida na Terra. O evento faz parte de uma série de 12 Cúpulas, que explora a ideia de reconhecer os direitos inerentes ao oceano, a fim de criar uma abordagem universal para proteger os mares. A série também apoia vários dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, em particular o ODS14, vida abaixo da água.

A Volvo Cars, uma das principais parceiras da The Ocean Race, sediará o evento no Volvo Studio Estocolmo.

Ulysse Nardin, o pioneiro fabricante de relógios suíços que tem fortes ligações com o mundo marítimo é o “Time to Act Partner” do The Ocean Race Summits. Os Summits começaram como um evento autônomo durante a edição 2014-15 da Corrida e se tornou um dos elementos mais importantes do programa de sustentabilidade da Ocean Race. A frequência das Cúpulas, que apoiam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, aumentou para refletir que não há tempo a perder no enfrentamento das ameaças ao nosso planeta azul.

Sobre a Corrida oceânica

Desde 1973, a The Ocean Race fornece o teste final de uma equipe e uma aventura humana como nenhuma outra. Por quase 50 anos, manteve um domínio quase mítico sobre alguns dos maiores marinheiros e foi o campo de provas para as lendas do nosso esporte.

A 14ª edição da The Ocean Race terá início em Alicante, Espanha, em 15 de janeiro de 2023, e terminará em Genova, itália, no início do verão de 2023. A corrida visitará nove cidades icônicas ao redor do mundo durante um período de seis meses e contará com uma etapa com a maior distância de corrida em 50 anos de história do evento – uma maratona de 12.750 milhas náuticas, uma maratona de um mês da Cidade do Cabo, África do Sul até Itajaí, Brasil. As duas frotas de tripulações mistas em frustração IMOCA 60 e VO65 de design único passarão por todos os três grandes capes sul – Cabo da Boa Esperança, Cabo Leeuwin, Cabo Horn – sem parar, pela primeira vez.

A Ocean Race Europe

Em maio/junho de 2021, doze equipes da IMOCA e VO65 participaram da edição inaugural da Ocean Race Europe, com largada em Lorient, França, em 29 de maio e terminando em Genova, itália, em 19 de junho, com paradas em Cascais, Portugal e Alicante, espanha.

A Offshore Team Germany venceu a divisão IMOCA, com a Mirpuri Foundation Racing Team liderando a frota VO65.

Sustentabilidade na Corrida Oceânica

Temos um compromisso comprovado com a sustentabilidade, e com o apoio e colaboração da 11ª Hora Racing, Sócio Fundador do Programa de Sustentabilidade da Corrida e Principal Parceiro da Corrida Oceânica, estamos inspirando ações e criando resultados tangíveis.

Com base em nosso legado premiado em sustentabilidade, nosso inovador programa Racing With Purpose está atuando como um catalisador para mudanças positivas e acelerando a aplicação de soluções inovadoras para ajudar a restaurar a saúde dos oceanos.