Escolinha de Triathlon em Joinville revela talentos da modalidade

0
43

Em pouco mais de um ano, projeto voltado para a formação social já detectou alunos com aptidão e vontade de seguir no esporte

 

Os triatletas mirins de Joinville já começam a marcar presença no pódio, em competições regionais pelo Brasil. Na Escolinha de Triathlon Formando Campeões, o objetivo é formar cidadãos por meio do esporte. Ainda assim, em pouco mais de um ano de trabalho na cidade catarinense, o projeto revelou jovens com talento e paixão pela modalidade. É o caso de Isabela Michaliszyn e Miguel Ângelo Alberti, destaques no Triathlon Olímpico de Caiobá, no Paraná, no útlimo domingo (15).

Isabela Michaliszyn foi a vice-campeã da prova realizada no litoral paranaense, na categoria até 29 anos do Super Sprint. Vem de uma sequência de bons resultados, como a vitória no Aquathlon do Circuito Summit em São Francisco do Sul, em abril, e o bronze na categoria 14-15 anos do Sprint Triathlon de Garopaba, em março. Miguel Ângelo Alberti fez em Caiobá sua terceira competição, ficando com o 11º lugar na mesma categoria da colega de equipe.

“O Miguel é muito determinado, gosta do triathlon e se empolga com os treinos e as competições. Ele compete por amor ao esporte, mas se ele quiser, um dia, pode ter um futuro brilhante”, analisa o professor Wesley Jonatas da Silva, do núcleo Joinville da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. “Já a Isabela compete desde pequena com o incentivo do pai, que também é praticante. É promissora, uma atleta muito forte, e pode se tornar profissional.”

Para Isabela, Miguel e outros alunos mais desenvolvidos, que demonstram vontade de competir, os treinos são mais específicos. “A base é a mesma para todos, mas de acordo com a idade, nível e objetivos, tento adequar as aulas para eles. Como são mais resistentes e ágeis, têm um volume maior de treinos. E, como conseguem apreender muito rápido tudo o que é ensinado, fazem mais exercícios num tempo menor”, explica o professor Wesley.

A participação em competições é importante para que os alunos possam ganhar experiência em situações de prova, desenvolver habilidades como persistência e trabalho em equipe, e avaliar sua evolução nos treinos. Além disso, é uma forma de experimentarem na prática um circuito completo da modalidade. Para o time da Escolinha de Triathlon Formando Campeões em Joinville, o próximo desafio já está marcado: a disputa do duathlon na IV Copa de Triathlon Standard, válida como etapa do Campeonato Catarinense.

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Joinville, as aulas de triathlon englobam as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida). Divididas em turmas de 10 alunos de acordo com a faixa etária, as crianças treinam às segundas, terças, quintas e sextas-feiras pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon de Santa Catarina e apoio da Univille e da prefeitura de Joinville. Os patrocinadores são Electrolux, Anjo Tintas e Martinelli Advocacia.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões