Triatletas mirins de Curitiba ganham pódios e experiência no Triathlon Olímpico de Caiobá

0
172

Alunos dos seis núcleos mantidos em parceria com a prefeitura de Curitiba mostraram dedicação e talento na prova disputada no litoral paranaense, neste domingo (15)

 

A criançada dos núcleos de Curitiba da Escolinha de Triathlon Formando Campeões viveu um domingo (15) de muitas experiências novas, no Triathlon Olímpico de Caiobá. A participação na prova realizada no Paraná tinha como objetivo dar aos alunos a oportunidade de fazer um circuito completo da modalidade, num ambiente de competição. Ainda assim, eles mostraram determinação e conquistaram oito pódios.

O Triathlon Olímpico de Caiobá contou com uma grande variedade de distâncias e formatos, como o triathlon olímpico, sprint, kids, aquathlon e duathlon. A competição organizada pela Triativa Eventos, tradicional empresa do ramo no Paraná, reuniu atletas profissionais, amadores e crianças a partir dos 4 anos numa grande confraternização.

“É importante inserir as crianças em competições regionais como essa, para que elas tenham a percepção do que é realizar uma competição de triathlon. Muitos alunos só tinham feito os nossos simulados, até agora. E todos desenvolveram muito bem a prova”, destacou Ricardo Júnior Cardoso, coordenador da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. “Também foi uma grata surpresa ver que o pessoal dos outros núcleos de Curitiba, além do CPM, se interessaram em participar e gostaram da experiência. Isso é resultado de um trabalho muito bacana feito em todas as unidades do projeto.”

Alguns alunos também disputaram a etapa outono do Circuito de Travessias Foxlux, realizada em paralelo com o Triathlon Olímpico, na praia de Caiobá. A competição contou com travessias nas distâncias de 400m, 750m e 1,5km.

Resultados do Triathlon Olímpico de Caiobá

Super Sprint Masculino
3. Marlon Ramos Castro – 52min22

Super Sprint Feminino
3. Isabela Lorenzato Nascimento – 01h06min09
4. Maria Eduarda – 01h06min36
5. Yasmin Fonseca Geisthovel – 01h09min28
6. Giulia Quinaglia Gonçalves – 01h12min50

Duathlon Kids Masculino 8 a 10 anos
1. Eduardo Fischler Andraski dos Santos – 5min57
2. Rian Raizer Coraça – 6min06

Duathlon Kids Masculino 11 a 12 anos
3. Gustavo de Oliveira Santos – 10min16
5. Guilherme Fischler Andraski dos Santos

Duathlon Kids Feminino 1 a 12 anos
2. Luiza Lisboa Stivalete – 11min15 – Escolinha CIC

Resultados Circuito de Travessias Foxlux

1,5km – Geral
2. Matheus Vrech

400m – 15 anos
3. João Meira Pinto

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há seis anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

O Paraná conta com sete núcleos, seis deles em espaços mantidos pela Prefeitura Municipal de Curitiba: Boqueirão, Centro, CIC, Cajuru, Boa Vista e Santa Felicidade, em espaços mantidos pela Prefeitura de Curitiba. Juntos, os seis núcleos atendem 240 alunos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação Paranaense de Triathlon, com apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba. A Volvo é a patrocinadora exclusiva do projeto nos núcleos da prefeitura.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões