Criciúma – Alberto Lineburger entra no Hall da Fama da Classe Snipe!

0
244
lineburgerwoodensnipe.com

Alberto Lineburger  entra no Hall da Fama da Classe Snipe! Vai se juntar a Bibi, Axel e Eric Smith e @tgrael

Na Classe Snipe, barco bom é barco brasileiro.

Nascido em 18 de março de 1918,  descendente de imigrantes Lituanos  que se estabeleceram no sul de Santa Catarina no ano de 1890. Seu pai, Jonas Whilhelm Lineburger, mantinha-se com a agricultura e pecuaria, porém fabricava rodas para carros de boi, levando seus filhos a aprenderem,  desde cedo,  a manusear ferramentas na lida com madeira.

Após seu casamento em 1947, tranferiu-se para a cidade Porto Alegre. Na republica que ele morava conheceu um senhor que trabalhava no Estaleiro Funk, que fabaricava barcos de oceano de madeira, sendo um mestre na construção naval. Sabendo que ele possuia habiliadade no trato com a madeira  o convidou para trabalhar lá..

Em pouco tempo Alberto Lineburger tornou-se o principal artífice deste Estaleiro.

Em 1955, passou a construir, por conta própia,  o primeiro snipe para o velejador Valdemar Bier,  batizado de Brocoió, levando o numeral #10.425. No início,  Alberto Lineburger contou com a ajuda muito especial do então campeão brasileiro de snipes Gabriel Gonzalez, cujo padrão de seus ensinamentos seguiu- o por toda sua vida laboral.

 

 

Seus primeiros barcos passaram a despontar nas regatas e a maneira simples e dedicada do seu trabalho atendia com excelência e satisfação os snipistas que o procuravam. Essa dedicação e qualidade do seu trabalho o levou a ser escolhido para construir os super 20 snipes para o Mundial de Snipes de 1959,  cujos barcos passaram a ser chamados de “Famosos 12000”, estando, ainda hoje,  navegando ou guardados como relíquias. Foram inúmeros títulos internacionais e nacionais obtidos por velejadores de diversas gerações e  nacionalidades, como Paul Elvestrom (1959) Nelson Piccolo(1967), Torben Grael(1983) e Santiago Lange(1985), Campeões Mundiais.

Alberto Lineburger faleceu em 22 de junho de 1996, aos 78 anos de idade.

Texto por eniolineburger que recebeu o diploma (foto).