Paranaenses da Seleção Escolinha são campeões brasileiros de triathlon

0
271

Os paranaenses Gabrielle Lemes e Vinícius Sant’Ana são campeões brasileiros de triathlon. Os atletas da Seleção Escolinha de Triathlon Formando Campeões foram os melhores do País nas categorias Sub23 e Júnior do Super Campeonato Brasileiro de Triathlon, respectivamente. O grupo de alto rendimento teve outros três representantes no pódio. Principal competição nacional da temporada, a disputa contou com os maiores nomes da modalidade no Brasil, incluindo integrantes da seleção brasileira.

O Super Campeonato Brasileiro de Triathlon foi realizado na orla da Ponte Juscelino Kubitschek, em Brasília. Para os paranaenses da Seleção Escolinha de Triathlon, a competição foi uma verdadeira prova de fogo. O objetivo era avaliar o trabalho realizado ao longo do ano e preparar os atletas para a transição de categorias. “Muitos estarão na na Sub23 ou Elite, e devem buscar vaga no Sul-Americano, Pan-Americano e Mundiais”, explicou o coordenador Ricardo Júnior Cardoso.

Um dos destaques da equipe, Gabrielle Lemes voltou às competições após um período de recuperação de uma lesão sofrida durante o L’Ètape Brasil by Tour de France, em setembro. A atletao foi vice-campeã no percurso de 60km da prova, tida como a maior do planeta no ciclismo. Em Brasília, Gabrielle reafirmou sua posição como um dos grandes nomes da nova geração do triathlon e ficou com o título brasileiro na categoria Sub23. O resultado também a colocou como a quinta melhor do País na classificação geral.

Entre os rapazes, destaque para Vinícius Sant’Ana. “Ele enfrentou uma prova muito difícil e ficou com o título brasileiro na categoria Júnior”, comemorou o coordenador Ricardo Júnior Cardoso. “Acredito que alcançamos todos os objetivos traçados para esta prova, aperfeiçoando as habilidades dos atletas na modalidade em que cada um deles mais precisava.”

 

Resultados da Seleção Escolinha de Triathlon Formando Campeões

Elite Masculina
5. Gabriel Lecheta

Sub23 Feminino
1. Gabrielle Lemes (5ª geral)

Sub23 Masculino
7. Roberto Paulo Licheski

Júnior Feminino
2. Amanda Moro
6. João Vítor Mazorca

Júnior Masculino
1. Vinícius Avi Sant’Ana

Youth Feminino
2. Angelina Carvalho

 

Pré-alto rendimento no pódio

Os atletas mais jovens da Escolinha de Triathlon Formando Campeões também brilharam no Super Campeonato Brasileiro, neste domingo (5). Para o grupo de pré-alto rendimento, o grande desafio era a estreia na categoria Youth, em busca de boas posições no ranking brasileiro. Nicolas Carvalho sagrou-se vice-campeão da categoria, entre os rapazes, e Ana Carolina Licheski ficou com a medalha de bronze, entre as meninas. Outros três atletas foram ao pódio.

“Os atletas do pré_alto rendimento representam a renovação da equipe. São escolhidos entre aqueles alunos dos núcleos que demonstram o interesse de levar o esporte mais a sério e que, após testes seletivos para entrar na equipe de pré-alto rendimento, conseguem ir se desenvolvendo cada vez mais neste esporte. É um degrau para chegar na Seleção Escolinha de Triathlon Formando Campeões”, explicou Ricardo Júnior Cardoso.

 

Resultados do pré-alto rendimento

Youth Feminino
3. Ana Carolina Licheski
4. Sophia Gomes

Youth Masculino
2. Nicolas Carvalho Silva
4. Caio Cesar de Almeida Arantes
5. Cristiano Teodoro Ferreira Walkowicz
7. Kalel Alexandrino Freire
8. Cécil Eduardo Meirelles Oliveira

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla cerca de 580 crianças e adolescentes em 13 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

A Seleção Escolinha de Triathlon selecionou os oito alunos dos núcleos de Curitiba com maior potencial para o alto rendimento: Gabrielle Lemes, Alice Tinelli, Amanda Moro, Angelina Carvalho, Gabriel Lechetta, Roberto Paulo Licheski, Vinícius Avis Sant”anna e João Vítor Mazorca. O foco do grupo é a preparação para as principais competições brasileiras e internacionais.

O projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação Paranaense. Os patrocinadores são Banco Safra, Instituto Joanir Zonta e Astra.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões