Largada da Regata The Ocean Race ocorre no dia 15 de janeiro de 2023

0
613
Alicante Stopover. Race Village. 12 October, 2017. © Pedro Martinez /Volvo AB

A data de início da primeira etapa da The Ocean Race 2022-23 foi confirmada com as frotas IMOCA e VO65 programadas para estourar dos blocos de partida no domingo, 15 de janeiro de 2023, de Alicante, na costa mediterrânea da Espanha.

 Haverá atividade de corrida ao longo de 2022, com equipes construindo suas campanhas para corridas de prólogo, bem como com the Ocean Race Legends, programas de sustentabilidade e ventude antes do período de montagem em Alicante no final do quarto trimestre do ano.

Então, em janeiro, o início da primeira etapa verá as frotas correndo em um dos maiores desafios da vela e o teste mais difícil de uma equipe no esporte – mais de 31.000 milhas náuticas (57.000 km) ao redor do planeta.

 

Alicante Stopover. Race Village. 12 October, 2017.
© Pedro Martinez /Volvo AB

“Isso marca uma mudança para a Corrida Oceânica, à medida que nos adaptamos aos desafios deste novo mundo com uma rota de corrida mais compacta e emocionante do que nunca”, disse Johan Salén, diretor geral da The Ocean Race.

“Temos o prazer de poder trabalhar com nossos parceiros em Alicante, que tem sido a casa da Corrida desde 2009, para concordar com uma data de início para a primeira etapa que aproveita a temporada de natal e ano novo e permite o máximo de oportunidades de stakeholders na semana que antecede o início também.”

A etapa de abertura da Corrida terá as duas frotas correndo por quase uma semana até o final em Cabo Verde. Será a primeira vez que a Corrida Oceânica parou na cadeia de ilhas africanas.

 

De lá, a corrida segue para a Cidade do Cabo, África do Sul, antes de iniciar a etapa mais longa e desafiadora da história da Corrida – quase 13.000 milhas náuticas direto pelo Oceano Sul e passando pelas três grandes Capes do sul (Cabo da Boa Esperança, Cabo Leeuwin e Cabo Horn) antes de um final em Itajaí, Brasil.

A Corrida então vai para Newport, Rhode Island, nos EUA; Aarhus, Dinamarca; Haia, nos Países Baixos; e para um Grand Finale terminar no Mediterrâneo em Genova, Itália, no verão de 2023.

As datas de stopover para as etapas acima da Corrida serão confirmadas antes do final do ano.