Lewis conquista uma a vitória no Grande Prêmio do Qatar após um desempenho dominante

0
493
2021 Qatar Grand Prix, Sunday - LAT Images

Lewis conquista mais uma  a vitória no Grande Prêmio do Qatar após um desempenho dominante sob as luzes no Circuito Internacional de Losail. Foi uma vitória impressionante para Lewis no Qatar, levando a 102ª vitória de sua carreira na F1 e 81ª para a Mercedes F1 Team. Esta também é a 30ª pista diferente em que ele vence.

 

 

2021 Qatar Grand Prix, Sunday – LAT Images

Quando o dia virou noite, o primeiro Grande Prêmio do Qatar começou, com os dois pilotos começando com pneus médios, Lewis no P1 e Valtteri no P6 após uma penalidade de três posições no grid por não respeitar as bandeiras amarelas na qualificação.

Lewis teve um começo forte e rapidamente estabeleceu uma liderança saudável. Valtteri lutou desde o início e perdeu terreno, caindo para P11, mas ele estava subindo rapidamente no campo e fazendo progressos.

Com Verstappen na volta 17 para o pneu duro, a equipe reagiu trocando os pneus de Lewis na volta seguinte, mantendo sua vantagem. A diferença entre os dois flutuava enquanto eles negociavam o tráfego, mas Lewis continuou a controlar o ritmo.

Valtteri estava tendo uma forte recuperação de volta ao campo e estava correndo P3, ainda sem parar, quando ele sofreu um furo na frente esquerdo na volta 33. Ele mancou de volta para os boxes, mudando para o pneu duro, mas os danos no carro provaram também significativo, e ele se aposentou na volta 48.

Reagimos à segunda parada de Verstappen, colocando Lewis como médium na volta 43. Ele foi então capaz de esticar sua vantagem, terminando a corrida 25,7 segundos à frente de Verstappen após a terceira parada do Red Bull.

Phil Neale, Técnico em Eletrônica, recebeu o troféu dos Construtores em nome da Equipe.

Max Verstappen (351,5 pontos) lidera o Campeonato de Pilotos com 8 pontos de Lewis (343,5 pontos) com Valtteri (203 pontos) no P3.

A equipe Mercedes-AMG Petronas F1 (546,5 pontos) lidera a Red Bull (541,5 pontos) por 5 pontos no Campeonato de Construtores.

2021 Qatar Grand Prix, Sunday – LAT Images

 

Lewis hamilton

Tem sido um ano e tanto, estar neste ponto da temporada e ter vitórias consecutivas é uma sensação ótima. Foi uma corrida bastante direta para mim, um pouco solitária, mas é claro, precisávamos desses pontos, então um trabalho realmente sólido da equipe. Um grande obrigado a todos que estão no caminho e nas fábricas por todo o seu trabalho árduo. Estou muito grato por esses pontos e é incrível poder diminuir tanto a lacuna nas últimas duas semanas. Ainda temos muito trabalho, mas estamos amando uma batalha tão acirrada e o desafio que ela traz. Foi uma pena para o Valtteri hoje, ter de se retirar, mas o ritmo estava bom este fim-de-semana e isso coloca-nos em boa posição para as próximas duas corridas. Estaremos trazendo nosso triplo a-game para eles.

 

Valtteri Bottas

Obviamente, aquele foi um dia muito decepcionante para mim e uma maneira difícil de terminar o fim de semana, depois que ele começou tão promissor na sexta-feira. Lutei na volta de formação para colocar a temperatura nos pneus e, estando no lado sujo da grade, não tive aderência para a largada, então estava apenas girando a roda e patinando na primeira volta. Então eu entrei em um trem DRS, mas uma vez que as brechas se abriram, eu pude fazer progresso, o ritmo era bom e eu poderia ir muito longe. Mas então, de repente, tive o furo sem qualquer vibração ou aviso. Sabíamos que estávamos a ultrapassar o limite do pneu, mas continuava a ter uma boa aderência, ainda nos sentíamos confortáveis ​​e ficar de fora era a nossa melhor chance de chegar ao pódio. Ele também falhou logo após a entrada no box, então a parte mais azarada da pista, e o carro ficou tão danificado na volta para os boxes que sentimos que era mais seguro desistir e economizar quilometragem.

 

Toto Wolff

Essa foi uma vitória impressionante para Lewis. Ele controlou o ritmo desde a frente e fez tudo o que precisava fazer, completamente na zona. O leão acordou em Interlagos e vimos isso hoje no Qatar! Para Valtteri foi um dia difícil, o furo surgiu do nada, literalmente sem indicação, e infelizmente foi ele o primeiro a apanhar o furo. Mas enquanto saímos do resultado da corrida com emoções mistas, o ritmo do carro neste fim de semana tem sido encorajador nas duas últimas corridas. Sabemos que ainda há muitos desafios pela frente, mas estamos curtindo a jornada, quando está tão difícil, é exatamente por isso que estamos neste esporte. É o ataque máximo para os dois últimos rounds, temos alguns pontos a somar, então é isso que pretendemos fazer e estamos aproveitando cada minuto.

 

Andrew Shovlin

Um saco misturado hoje. Por um lado, Lewis mostrou o que ele e o carro podem fazer ao longo de um sábado e domingo, sua margem na qualificação foi realmente impressionante e mesmo na corrida, ele só teve que fazer o que era necessário para segurar a diferença. Valtteri, por outro lado, teve um dia difícil; pensamos que ele seria P5 para começar, o que significava o lado bom, mas quando estávamos saindo para ir para a grade, um segundo documento saiu que nos colocou um pouco mais para trás no lado sujo. Isso não o ajudou a sair da linha, mas uma pobre Curva 1 e 2 o deixou ainda mais longe e no final da primeira volta ele estava em P11. A partir daí, ele teve uma recuperação muito forte e estava voltando para uma posição onde um pódio parecia provável. Aí tivemos o furo, que veio sem avisar e no pior local da pista, acabando de entrar na última curva então ele teve que fazer a volta inteira sobre três rodas. Não pudemos fazer nenhum progresso quando voltamos à pista, pois o carro estava seriamente danificado, então, no final, decidimos nos retirar. Passamos para as duas rodadas finais com uma pequena margem nos Construtores e um pequeno déficit nos Pilotos. Vai ser apertado, mas temos um carro que é capaz de dar conta do recado e isso está nos dando um grande incentivo. Provavelmente teremos de vencer as duas corridas, mas temos boas razões para pensar que nossa forte forma daqui pode se sustentar nas próximas duas. É um grande empurrão até o fim a partir daqui, mas estamos ansiosos pela luta e mal podemos esperar para voltar aos trilhos na Arábia Saudita.