Domingo – Grande Prêmio do Qatar – Depois da grande vitória no Brasil, Lewis consegue uma pole position espetacular

0
174
2021 Qatar Grand Prix, Saturday - LAT Images

Qatar – Depois da grande vitória no Brasil, Lewis consegue uma pole position espetacular para a equipe Mercedes-AMG Petronas F1 Team sob as luzes no Qatar. Lewis vai largar o Grande Prêmio do Qatar da pole position após uma impressionante última volta no Q3, conquistando a pole por quatro décimos e meio de segundo. É a 102ª pole position da carreira de Lewis e a 76ª com a equipe.

Valtteri foi consistentemente rápido ao longo da qualificação e vai largar na P3, garantindo um lugar na segunda linha e o lado limpo da grelha. Apesar das temperaturas ligeiramente mais baixas da sessão noturna, os níveis de aderência continuaram a aumentar durante a qualificação, com os tempos por volta a ficarem cada vez mais rápidos.

Lewis estabeleceu o ritmo após sua primeira corrida no Q3, antes de encontrar mais tempo em sua segunda volta, enquanto Valtteri não conseguiu melhorar em sua última corrida, mas conseguiu manter o P3. Tanto Lewis quanto Valtteri vão começar a corrida com o composto de pneus Médio.

 

O que eles comentaram –

2021 Qatar Grand Prix, Saturday – LAT Images

 

Lewis hamilton

Estou muito feliz com aquela sessão de qualificação. Ontem foi difícil para mim, não estava me sentindo bem na quinta ou na sexta e depois me esforcei para treinar. Então, eu tive que cavar fundo, estive aqui tarde da noite trabalhando com os engenheiros e encontramos muitas áreas para melhorar. Me senti fantástica hoje e dormi muito bem a noite passada, o que fez uma grande diferença. Fizemos algumas alterações no FP3 e pareceu funcionar, e fui capaz de levar isso para a qualificação. Essa última volta foi simplesmente linda, essa pista é incrível de dirigir e muito rápida, todas as curvas de média e alta velocidade. Em termos de corrida, não temos muita experiência nesta pista, mas não penso que seja o circuito mais fácil de seguir. Também não está degradando muito os pneus, então pode ser uma ou duas paradas, descobriremos amanhã. É uma descida decente até a Curva 1 e é boa e ampla, então vamos dar tudo de si.

 

2021 Qatar Grand Prix, Saturday – Steve Etherington

Valtteri Bottas

Foi um fim-de-semana forte para nós, mas claro que estou um pouco decepcionado com a qualificação. Eu me senti confortável no carro ontem, mas estou um pouco confuso com o que aconteceu durante a noite, porque estava faltando alguma velocidade. Lutei bastante na qualificação, principalmente na Curva 1, onde não consegui preparar os pneus. Precisamos dar uma olhada nisso, mas eu tentei o meu melhor e tirei tudo do carro. Ainda assim, isso me coloca no lado limpo do grid para amanhã e temos os dois carros na frente do pelotão. Não tenho muito a perder e temos opções, com dois carros contra um Red Bull, então normalmente é uma boa situação para se estar. Tenho certeza que amanhã será um dia difícil.

 

Toto Wolff

Foi uma sessão de qualificação espetacular e que volta de Lewis para conquistar a pole. Este é o resultado do trabalho árduo tanto na montagem quanto durante o fim de semana para entender o carro e encontrar a afinação certa nesta nova pista. Lewis o encontrou hoje, ele não estava particularmente satisfeito ontem, mas ele tinha um ótimo carro na qualificação para colocá-lo na pole e o fez em estilo dominante. Valtteri estava mais contente com o carro ontem e não estava no ponto ideal para ele, mas mesmo assim podemos estar satisfeitos com P1 e P3 no grid, ambos no lado limpo, para amanhã. Esperançosamente, vamos aproveitar este impulso para a corrida, temos os nossos dois carros a partir da frente, o que é um resultado útil para nós, mas tenho a certeza que vai ser outro próximo.

 

Andrew Shovlin

Uma volta muito impressionante de Lewis para conquistar a pole, sentimos que isso estava ao nosso alcance hoje, mas uma margem de mais de 0,45s estava além de nossas expectativas. Também é ótimo ter Valtteri lá em cima no P3. Lewis teve um dia realmente sólido e está muito mais feliz com o carro. A sessão de Valtteri não foi tão limpa, nós realmente lutamos para encontrar um caminho livre para suas voltas e esse foi o caso em cada corrida. No entanto, é difícil decidir se você prefere ser o segundo no lado sujo ou o terceiro no lado limpo e não descobriremos qual é o melhor até amanhã. É difícil saber o que esperar da corrida, uma vez que nunca estivemos aqui antes, os pneus parecem estar a comportar-se muito bem, embora sem dúvida vão estar quentes e as ultrapassagens serão provavelmente difíceis. Se conseguirmos manter a liderança, estaremos em uma posição forte, mas vimos muitos carros quebrando no meio-fio aqui, então há uma chance razoável de conseguirmos alguns carros de segurança ou VSCs para misturar um pouco as coisas.