Escócia – Itajaí é reconhecida como exemplo em Conferência Mundial sobre Mudanças Climáticas da ONU

0
287
Prime Minister Boris Johnson speaking at the Forest event at the SEC, Glasgow. 02/11/2021. Photograph: Karwai Tang/ UK Government

A parada sul americana pela quarta vez da maior regata do planeta, The Ocean Race –  Itajaí foi citada como modelo de sustentabilidade na Conferência COP26 sobre Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU), nesta sexta-feira (05), na Escócia. A causa é o aplicativo MovItajaí, sistema de recompensas para o cidadão deixar seu veículo em casa e escolher opções sustentáveis de mobilidade, como o transporte público, a bicicleta e também caminhadas.

O bastão da  The Ocean Race – Relay4Nature, iniciativa da The Ocean Race e do Embaixador Thomson, está na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, COP26,para destacar o papel crítico que o oceano desempenha na mitigação das mudanças climáticas e pedir aos líderes mundiais que tomem medidas urgentes para protegê-la.

O evento sediado em Glasgow, na Escócia, iniciou no último domingo (31) e segue até a próxima sexta-feira (12).HOME – Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26) na SEC – Glasgow 2021 (ukcop26.org)

 

Race4Nature – Baton Relay – COP 26 -Marc Turner The Ocean Race
UN Special Envoy for the Oceans Peter Thomson and Richard Brisius, President of Open Race arrive in Glasgow for COP 26.
Onboard the Tall Ship Glenlee and meeting Vel Gnanendran, Climate and Environment Director at Department for International Development
Image Credit Marc Turner

Itajai

A moeda digital AYR, que pode ser acumulada e trocada por vantagens e estabelecimentos da cidade, foi apresentada em uma conferência da União Europeia sobre Clima e Finanças Sustentáveis: mercado de carbono. Ao lado da cidade portuguesa de Matosinhos, Itajaí foi lembrada como exemplo de implantação de medidas para a redução de emissão de carbono.

“É um grande orgulho ver Itajaí colocando o Brasil no mapa global da sustentabilidade. O MovItajaí é uma iniciativa que alia inovação com nossa proposta de cidade. O Município investe em uma revolução na mobilidade urbana que vai além da abertura de novas ruas e avenidas com a ampliação da malha cicloviária e melhorias e alargamento de calçadas acessíveis”, avalia o secretário de Desenvolvimento Econômico de Itajaí, Thiago Morastoni.

 

Itajaí é reconhecida como exemplo em Conferência Mundial sobre Mudanças C

MovItajaí já evitou 2 toneladas de carbono

Disponível para downloads em Android e iOS, o MovItajaí já evitou a emissão de duas toneladas de carbono na atmosfera com os deslocamentos dos mais de 1.840 usuários cadastrados. Desde o lançamento no Dia Mundial sem Carro, em 22 de setembro, foram 2.750 downloads. As conversões dos deslocamentos para a moeda AYR estão disponíveis. Até esta sexta-feira (05), 53,9% das trocas foram de bicicleta, 37,2% a pé e 8,8% nas linhas de ônibus.

Em novembro, o Município de Itajaí dará início à campanha no comércio local para fixar as parcerias com os empresários. A expectativa é que a moeda digital se converta em descontos e vantagens na cidade ainda este ano.

Itajaí é a primeira cidade na América Latina a fazer parte do ecossistema apoiado pelo Pacto Global da ONU dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e pela gigante da tecnologia Google, junto com cidades como Nova York (EUA), Copenhague (Dinamarca) e diversas localidades de Portugal. Recentemente, a plataforma venceu o prêmio de inovação e sustentabilidade da União Europeia, o New European Bauhaus, na categoria Lifestyle.

A iniciativa do aplicativo une esforços das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Comunicação, Desenvolvimento Urbano e Habitação e Tecnologia, em parceria com órgão europeu CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento.

Maior evento global sobre o clima

A COP26 é organizada pela Nações Unidas e reúne líderes de todo o mundo para discutir o aquecimento global. Como maior e mais importante encontro sobre eventos climáticos no mundo, a conferência reúne quase 200 países em mesas e reuniões para discutir soluções sobre a crise climática.