Regata Santos-Rio: Pier da Ponta da Praia será “arquibancada” para desfile de barcos

0
68
Desfile das embarcações (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

São Paulo (SP) – A exemplo de 2020, o público santista terá o privilégio de ver de perto os barcos que correrão a 71ª Regata Santos-Rio. A iniciativa inédita do ano anterior repetir-se-á em 22 de outubro, com as embarcações passando rente ao Pier do Pescador, na Ponta Praia. A apresentação do desfile tem o aval da Setur – Secretaria de Turismo de Santos.

O desfile oficial antecederá a largada, prevista para o meio-dia e o píer estará à disposição do público a partir das 10h. A Autoridade Portuária viabilizou a realização do desfile com o fechamento do porto ao tráfego de navios das 9h30 às 12h na sexta-feira (22/10). A Santos-Rio, mais tradicional regata oceânica do País tem um percurso de aproximadamente 200 milhas (cerca de 360 km).

 

Publico na orla de Santos
(Aline Bassi / Balaio de Ideias

“A Santos-Rio, além de ser um marco na vela oceânica brasileira, é uma oportunidade para o velejador testar seus conhecimentos, aperfeiçoá-los, ou ter sua primeira experiência de navegar em alto mar. Em 2020 realizamos o primeiro desfile dos barcos percorrendo o estuário, o Canal do Porto de Santos, entre a marina do Iate Clube de Santos (ICS), no Guarujá, e o Pier dos Pescadores”, recorda o vice-comodoro do ICS, Jonas Penteado.

“Foi uma feliz inciativa permitindo que a população de Santos, tivesse a rara oportunidade de ver como são os barcos de uma regata e saber da presença de ídolos da vela como medalhistas olímpicos e campeões mundiais. A beleza das velas içadas levou os espectadores a imaginar como é uma travessia até o Rio de Janeiro”, enfatiza Penteado, experiente velejador de oceano.

“Neste ano o Iate Clube de Santos e o Iate Clube do Rio de Janeiro, organizadores da regata, repetirão o espetáculo, que recebeu o apoio da Prefeitura Municipal de Santos, da Autoridade Portuária (gerenciadora do tráfego marítimo) e da Capitania dos Portos (fiscalizadora de navegação). Temos a certeza de que a presença do público será também um estímulo a mais para as tripulações levarem para a regata”, destaca o vice-comodoro do ICS.

Inscrições – Estão convidadas pelo ICS e ICRJ as seguintes classes: VPRS, BRA-RGS, ORC Club e ORC Internacional, RGS-Clássicos, Mini Transat e Bico de Proa. Os barcos elegíveis deverão ser inscritos no ICRJ (https://www.icrj.com.br/vela/inscricao.html) e acessar o e-mail (vela@icrj.com.br) ou no ICS pelo e-mail (nautica@icsantos.com.br) ou ficha de inscrição a ser entregue na secretaria náutica até às 10h do dia 22/10/2021.