Enquanto Valtteri Bottas desafiava as condições climáticas adversas em Istambul, Maximilian Götz estava conquistando o título da DTM em um final emocionante da temporada nas ruas de Nuremberg.

0
277
2021 Turkish Grand Prix, Sunday - LAT Images
  • F1: Valtteri Bottas vence o Grande Prêmio da Turquia em Istambul
  • DTM: Maximilian Götz vence ambas as corridas no final da temporada no Norisring e é coroado campeão da DTM 2021
  • DTM: Uma vitória por 1 a 2 e um pódio para a Mercedes-AMG nas duas últimas corridas da temporada consolida o campeonato de fabricantes já garantido em Hockenheim.
  • Troféu DTM: Mercedes-AMG GT4 registra mais três pódios nas duas últimas etapas da temporada
  • GT World Challenge Europe Endurance Cup: Felipe Fraga, Jules Gounon e Raffaele Marciello vencem a corrida de três horas em Barcelona

Fatos & números de Istambul: O fim de semana de corrida afetado pela chuva no Circuito do Parque de Istambul apresentou aos pilotos e equipes vários desafios no último fim de semana. As condições já eram complicadas no sábado, quando Lewis Hamilton e Valtteri Bottas marcaram os dois tempos mais rápidos no treino classificatório.]

Lewis, então, pegou uma penalidade de grid de dez posições por uma mudança no motor de combustão interna, o que significava que Valtteri herdou a pole position de seu companheiro de equipe. Da pole, o finlandês passou a controlar a corrida com um desempenho imaculado que lhe garantiu a décima vitória no Grande Prêmio de sua carreira na F-1.

 

2021 Turkish Grand Prix, Sunday – LAT Images

Na última volta, ele também fez a volta mais rápida da corrida, marcando um ponto bônus para si e para a equipe. Ele permaneceu imperturbável pela oposição ou pelas condições climáticas difíceis, navegando para reivindicar uma 200ª vitória no Grande Prêmio para um carro movido por um motor de F1 construído em Brixworth.

Lewis chegou ao quinto lugar com uma série de manobras ousadas de ultrapassagem. No Mundial de Pilotos, Max Verstappen voltou à liderança, abrindo uma diferença de seis pontos sobre Lewis. A Mercedes-AMG Petronas F1 Team ampliou marginalmente sua liderança no Campeonato Mundial de Construtores em Istambul e agora está 36 pontos à frente da Red Bull.

A próxima corrida será realizada no Circuito das Américas, em Austin, no fim de semana de 22 a 24 de outubro.

 

Maximilian Götz conquista o título de pilotos da DTM com duas vitórias em casa

 

Maximilian Götz, Mercedes-AMG GT3 #4, Mercedes-AMG Team HRT
Maximilian Götz, #4 Mercedes-AMG GT3, Mercedes-AMG Team HRT

 

Maximilian Götz (GER) da Equipe Mercedes-AMG HRT registrou sua segunda e terceira vitórias na temporada na final da DTM no Norisring para levar por pouco o título dos pilotos. Dirigindo o #4 Mercedes-AMG GT3, o piloto de 35 anos da Francônia (norte da Baviera) venceu a corrida de sábado em sua pista em Nuremberg à frente de Arjun Maini (IND) em outra Mercedes, o carro número 36 da Mercedes-AMG Team GetSpeed. Para o jovem Maini, foi um pódio inaugural em sua temporada de estreia na DTM.

Uma corrida final do ano repleta de ação no domingo, em seguida, terminou com um top três monopólio para a marca. Götz mais uma vez garantiu o máximo de pontos, o que foi suficiente para garantir o título de pilotos. O novo campeão da DTM foi acompanhado no pódio dos vencedores da corrida por Lucas Auer (AUT) da Mercedes-AMG Team WINWARD e Maximilian Buhk (GER) da Mercedes-AMG Team Mücke Motorsport.

A Equipe Mercedes-AMG WINWARD terminou a temporada em terceiro lugar na classificação da equipe, com a Equipe Mercedes-AMG HRT em quarto. A Mercedes-AMG já havia embrulhado o título dos fabricantes no fim de semana anterior em Hockenheimring.

A batalha do campeonato no Troféu DTM foi outra destroçada.

O candidato ao título William Tregurtha (GBR) no CV Performance Mercedes-AMG GT4 #85 acabou perdendo o primeiro lugar por dez pontos, apesar de um P4 e outro P2 no Norisring.

 

 

 

Equipe Mercedes-AMG AKKA ASP conclui 2021 GT World Challenge Europe com vitória de luzes a bandeira

 

 

Raffaele Marciello, Felipe Fraga und Jules Gounon, Mercedes-AMG GT3 #88, Mercedes-AMG Team AKKA ASP
A ASP

Na última rodada do GT World Challenge Europe, uma corrida de três horas de resistência no Circuito de Barcelona-Catalunha, as equipes da Mercedes-AMG Customer Racing conquistaram vitórias nas três classes. O experiente trio Pro de Felipe Fraga (BRA), Jules Gounon (FRA) e Raffaele Marciello (ITA) no carro número 88 da Mercedes-AMG Team AKKA ASP passou da pole position para a vitória, mantendo uma vantagem confortável sobre o pelotão. A equipe francesa terminou a campanha como vice-campeã geral. Marciello também ficou em segundo lugar no campeonato de pilotos.

Na Copa prata, Thomas Drouet, Simon Gachet (ambos FRA) e Konstantin Tereschenko (RUS) no carro irmão número 87 foram vencedores no dia. O terceiro carro a cruzar a linha de chegada nesta classe foi o número 7 da ToksportWRT, com equipe de Berkay Besler (TUR), Marvin Dienst (GER) e Oscar Tunjo (COL).

O desempenho automotivo da SPS também teve motivos para  comemorar. Dominik Baumann, Martin Konrad (ambos AUT) e Valentin Pierburg (GER) dirigindo o número 20 Equipe GT3 garantiu a vitória na classe Pro-Am. O desempenho automotivo da SPS terminou assim a temporada em segundo lugar na classificação geral da Pro-Am. Baumann e Pierburg também foram vice-campeões do campeonato de pilotos da Pro-Am.

Schnitzelalm Racing desfruta de vitória de classe número sete na Nürburgring Endurance Series:

 

Marek Böckmann, Marcel Marchewicz, Tim Neuser e Reinhold Renger (todos GER) dividindo o cockpit do número 165 da Schnitzelalm Racing GT4 registraram sua sétima vitória na temporada da NLS. O quarteto de pilotos alemão terminou em oitavo no geral – um resultado impressionante para um carro GT4. Nas oito rodadas da Nürburgring Endurance Series disputada este ano, a equipe já colocou o carro mais bem colocado na classe SP10 sete vezes, uma pontuação que foi suficiente para eles garantirem este campeonato em particular. No entanto, como o carro foi conduzido ao redor do Nürburgring-Nordschleife por um grupo de pilotos diferentes este ano, apenas Marchewicz pode se chamar campeão de pilotos do SP10.

Jean-Luc Beaubelique und Jim Pla, Mercedes-AMG GT4 #87, AKKA ASP Team
Jean-Luc Beaubelique und Jim Pla, #87 Mercedes-AMG GT4, AKKA ASP Team

 

AKKA ASP é vice-campeã pro-am após vitória de classe no final da temporada da GT4 European Series:

Na final da temporada da GT4 European Series no Circuito de Barcelona-Catalunha, Jean-Luc Beaubelique e Jim Pla (ambos FRA) tiveram outro forte desempenho para conquistar o segundo lugar na classe Pro-Am no sábado e o segundo no geral no domingo. Os dois pilotos do número 87 AKKA ASP GT4 terminam assim a campanha de 2021 ocupando o segundo lugar na classificação Pro-Am. Seus companheiros de equipe Benjamin Ricci (FRA) e Mauro Ricci (ITA) no carro número 61 completaram um fim de semana de sucesso para a AKKA ASP com um P2 na classe Am no sábado.

Três vitórias para a Mercedes-AMG Motorsport na série Italiana e Russa GT4: Um p2 na classe Am na corrida de sábado do Campeonato Italiano GT foi suficiente para Diego di Fabio e Luca Magnoni (ambos ITA) no número 207 da Nova Racing para encerrar o campeonato de sprint em sua classe com uma rodada de sobra. Embora a dupla tenha ido para a corrida final de domingo de 50 minutos no Autódromo Internazionale del Mugello sem pressão alguma, eles ainda conseguiram ir um melhor, saindo com uma vitória de classe. Enrico Bettera e Fulvio Ferri (ambos ITA) dirigindo o carro irmão número 228 também entregaram dois segundos lugares na classe Pro-Am. Bar Baruch (ISR) e Luca Segù (ITA) na #90 GT4 da AKM Motorsport também concluíram sua temporada de forma ideal, garantindo a vitória geral na segunda corrida no domingo.

Na Série Russa GT4, a Capital RT MotorSharks venceu as duas corridas do fim de semana no Fort Grozny Autodrom.

Na corrida de 17 voltas no sábado, a equipe ainda teve a satisfação de comemorar uma vitória por 1 a 2, já que Anton Nemkin na GT4 #83 conquistou a pole position à frente do companheiro de equipe Denis Remenyako no carro número 13. No domingo, Remenyako se tornou o segundo piloto da Capital a garantir uma vitória neste fim de semana. Aleksandr Vaintrub, competindo na #88 de sua própria equipe, trouxe para casa um bom terceiro lugar. Ao contrário de muitas outras séries, o GT4 russo ainda não entrou em suas férias de inverno. A final da temporada acontecerá no dia 30/31 de outubro no Autódromo de Sochi.

Fonte – F1