Triatleta olímpico visita núcleo da Escolinha de Triathlon em Joinville (SC)

0
214
DCIM100GOPROG0051250.JPG

Ícone do triathlon brasileiro, Juraci Moreira teve um encontro especial com a mais nova geração da modalidade em Joinville, Santa Catarina, no dia 1º.

Com três olimpíadas no currículo, Juraci visitou o novo núcleo da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, projeto que idealizou, para a entrega dos uniformes.

Os alunos ainda puderam treinar com o padrinho do projeto e ouvir um pouco da sua experiência no esporte. A visita contou com a presença de Sandro Bernardoni, presidente da Federação de Triathlon de Santa Catarina e Alexandre Cidral, reitor da Univille, que abriga o núcleo catarinense.

Referência nacional na formação de atletas, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões tem como pilar a educação por meio do esporte. Após cinco anos de sucesso em Curitiba, Paraná, o projeto cresceu e chegou a outros quatro Estados brasileiros. No núcleo de Joinville, aberto em maio deste ano, 40 crianças e adolescentes de 8 a 16 anos matriculados na rede pública de ensino têm de praticar o triathlon com uma estrutura profissional.

“Começamos em Curitiba, minha cidade natal, e hoje temos 14 núcleos pelo Brasil. Estar em Joinville era uma vontade muito grande, e surgiu a oportunidade com a pareceria com a Univille. A universidade oferece toda a infraestrutura necessária para as crianças treinarem com segurança”, destaca Juraci Moreira, idealizador do projeto. “Estamos só no começo. Daqui a pouco vocês vão ver a criançada nadando, pedalando e correndo muito por aqui.”

As aulas em Joinville seguem todos os protocolos de higiene e segurança em relação à pandemia de Covid-19. Entre eles, a obrigatoriedade do uso de máscaras e álcool em gel. Além disso, os alunos são divididos em turmas pequenas.

“Nós intercalamos aulas das três modalidades do triathlon, com mais ênfase na natação, já que muitos estão aprendendo a nadar. E, além da parte técnica do esporte, trazemos um pouco de diversão para as aulas, para as crianças se sentirem motivadas, formarem um grupo e quererem vir de novo”, explica o professor Weslei Jonatan da Silva. A coordenação é do professor Ivan Razeira.

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

Promover uma educação de qualidade por meio do esporte é uma das grandes missões da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Também é um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla cerca de 580 crianças e adolescentes em 13 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Joinville, as aulas de triathlon englobam as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida). Divididas em turmas de 10 alunos de acordo com a faixa etária, as crianças treinam às segundas, terças, quintas e sextas-feiras pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon de Santa Catarina e apoio da Univille e da prefeitura de Joinville. Os patrocinadores são SulAmérica, Anjo Tintas, Porter Group e Martinelli Advocacia.