Batalha em Gibraltar na The Ocean Race Europe

0
25

Um dia depois de deixar Cascais, Portugal, na segunda etapa da The Ocean Race Europe, a flotilha de 12 barcos enfrentou ventos contrários no Estreito de Gibraltar.

Na noite desta segunda-feira (7), os veleiros de IMOCA e VO65 já estão no Mar Mediterrâneo a caminho de Alicante, na Espanha.

São 700 milhas náuticas ou 1.296 quilômetros na segunda perna.

Uma das rotas de navegação comercial mais movimentadas do mundo, o Estreito de Gibraltar marcou a transição das tripulações do Oceano Atlântico para as águas fechadas do Mar Mediterrâneo.

Como esperado, fortes ventos contrários com rajadas de mais de 40 nós criaram condições brutais para os barcos da The Ocean Race Europe para a passagem de três horas do Estreito de Gibraltar.

Não era possível apontar quem tinha mais vantagem no fim do dia, mas o tracker indicava LinkedOut nos IMOCAs e AkzoNobel nos VO65 na liderança provisória.

”Vimos até 46 nós. No momento, a brisa está diminuindo um pouco, mas ainda está forte, 30 nós. Batalhando com a Mirpuri Foundation Racing Team logo atrás de nós e então o IMOCA LinkedOut está um pouco mais longe da costa e a AkzoNobel Ocean Racing cruzou para o outro lado, então temos que ver como está tudo indo nas próximas 10-12 horas”, explicou Bouwe Bekking do Sailing Poland.

O barco polonês tem o brasileiro Joca Signorini a bordo.

Os veleiros devem chegar nesta terça-feira (8) à Espanha para completar a segunda perna.

Veja o tracker aqui — https://www.theoceanrace.com/en/europe/racing/tracker

Classificação geral — https://www.theoceanrace.com/en/europe/scoreboard

Texto: Flávio Perez