Regata Marcílio Dias chega à sua 42ª edição na Bahia

0
191

A tradicional regata Marcílio Dias chega à sua 42ª edição em 19 de junho na Baía de Todos-os-Santos, no estado da Bahia.

A prova para as categorias de oceano e Optimist é promovida pelo Comando do 2º Distrito Naval e organizada pela Capitania dos Portos da Bahia (CPBA).

O evento da capital baiana é alusivo à Batalha Naval de Riachuelo, data magna da Marinha do Brasil.

Marcílio Dias foi um Imperial-Marinheiro, um dos heróis da Marinha do Brasil, morto
em combate durante a batalha, ocorrida na guerra da Tríplice Aliança, em 1865.

”É um evento esportivo e náutico, realizado em comemoração à batalha naval do Riachuelo, data magna da Marinha. Com a participação de várias classes de veleiros, a regata também promove desenvolvimento da mentalidade marítima nacional”, disse.

”Sobre a contribuição para a mentalidade marítima, a regata também é um evento social, aproximando as empresas da economia do mar às tripulações de veleiros que correm as regatas, mostrando as diversas e importantes atividades marítimas executadas em nossa Amazônia azul”, explicou o Capitão dos Portos da Bahia, Capitão de Mar e Guerra Paulo Rafael Ribeiro Gonzalez.

Em decorrência do atual estado de pandemia de COVID-19, o planejamento adotado para a realização do evento prevê um formato mais adequado a essa realidade.

Serão observados todos os protocolos recomendados pelas autoridades sanitárias, e, portanto, a regata apresentará uma estrutura reduzida em relação às outras edições já realizadas pela CPBA.

Todas as etapas do evento, incluindo a premiação, ocorrerá somente no mar.

A regata que é válida como uma etapa do Campeonato Interclubes de 2021, e conta com o apoio da FVOBA, Feneb, Amara Energia, Fundação Aleixo Belov, Terminal Portuário de Cotegipe, Sindicato dos Práticos da Bahia, Yacht Clube da Bahia, Aratu Iate Clube, Angra dos Veleiros, Bahia Marina, Marina Aratu, entre outros.

As inscrições para os Veleiros de Oceano e monotipos são gratuitas, porém os organizadores solicitam aos participantes que contribuam com cestas básicas de alimentos não-perecíveis, que serão doados posteriormente a uma instituição beneficente.

PROGRAMAÇÃO:
Data Hora Descrição Percurso Local
18/06/2021 18:59 Encerramento das inscrições Links oficiais do evento
19/06/2021 08:00 Largada 1 Capitania dos Portos da Bahia
19/06/2021 12:00 Largada para Vela de Oceano 1 Inema
19/06/2021 13:00 Largada para Optimist 2 Capitania dos Portos da Bahia
19/06/2021 13:15 Largada para demais Monotipos. 3 Capitania dos Portos da Bahia
19/06/2021 Ao chegar Entrega de Prêmios Após cruzar a linha de chegada no mar