Jorge Zarif entra no Top 10 do Europeu de Finn

0
273

O velejador brasileiro Jorge Zarif já está na décima colocação do Europeu de Finn, disputado desde o início da semana em Vilamoura, em Portugal.

Em preparação para Tóquio 2021, o paulista ganhou cinco posições nesta quarta-feira (14) e soma agora 60 pontos perdidos em seis regatas disputadas. A entrada do descarte do pior resultado ajudou o atleta, que ficou em 13º e 23º nas regatas do dia. Na véspera, Jorge zarif havia ficado as duas entre os primeiros.

A competição marca o retorno do campeão mundial às regatas internacionais após quase dois anos. O objetivo de Jorge Zarif é manter o bom desempenho para chegar com chances de pódio na regata da medalha do Europeu de Finn. O Campeonato é realizado em Vilamoura, de 10 a 16 de abril.

”Um pouco insatisfeito com a velocidade nas regatas, mas até agora nota 6, contente em ver que não estou tão atrás dos favoritos a medalha em termos de preparação, mas ainda há espaço pra mais. É um campeonato com muito barco e muito parelho. Faltam mais quatro regatas”, disse Jorge Zarif.

Na sequência, Jorge Zarif e seu treinador Alexandre Paradeda fazem mais treinos em Portugal para depois enfim participar do Mundial, que será na cidade do Porto, entre os dias 5 e 12 de maio.

Mesmo com a indefinição de calendário, Jorge Zarif treinou em praticamente dois períodos cinco vezes por semana para chegar pronto para as regatas de 2021 em Ilhabela (SP) e no Rio de Janeiro (RJ).

Sobre o atleta

O principal resultado de Jorge Zarif na Finn foi o título mundial de 2013, conquistado em Tallin, na Estônia. O velejador também ganhou a versão júnior da competição um mês antes. Após o feito, foi eleito pelo Comitê Olímpico Brasileiro o Atleta do Ano.

Foi campeão da Copa do Mundo de Hyéres, bicampeão da Copa do Mundo de Miami e tetracampeão Sul-Americano. Jorge Zarif também foi campeão da Star Sailors League 2018 e campeão Mundial de 2018.

O objetivo do velejador é chegar pronto para Tóquio 2021, sua terceira olimpíada na carreira. Em Londres 2012, o velejador paulista terminou em 20º lugar e foi o mais jovem da delegação na modalidade. Já na Rio 2016, o atleta ficou em 4º. Em Pequim 2008, Jorginho foi como reserva com apenas 15 anos.

Jorge Zarif é patrocinado por Marinha do Brasil, PGL, Mitsubishi Motors Brasil e Zhik.