Jorge Zarif já está em Portugal para o Europeu de Finn 2021

0
418

O velejador brasileiro Jorge Zarif e seu treinador Alexandre Paradeda desembarcaram nesta segunda-feira (5) em Vilamoura, em Portugal, para as disputas do Europeu e Mundial da classe Finn, eventos que servem de preparação para Tóquio 2021.

Sem competir desde outubro de 2020 na categoria, o atleta campeão mundial e finalista olímpico espera usar as competições nas águas portuguesas para ganhar mais ritmo de prova e medir forças com os adversários que irá enfrentar na raia de Enoshima, durante os Jogos Olímpicos.

O Campeonato Europeu de Finn será realizado em Vilamoura, de 10 a 16 de abril. Já o Mundial será na cidade do Porto, entre os dias 5 e 12 de maio.

O evento determinará não apenas o campeão mundial da categoria em 2021, mas também as duas últimas vagas nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Jorge já está classificado para sua terceira participação.

”Eu e o Alexandre já fomos direito para o clube, conseguimos montar o barco alugado estamos esperando os últimos materiais que estão vindo via PGL e a gente vai para nosso primeiro dia de treino”, explicou Jorge Zarif.

”Serão cinco ou seis dias de treinos e na semana que vem começa o campeonato. Será um evento difícil pra gente! Estão todos que vão competir na Olimpíada e mais alguns veleiros”.

”Normalmente o Europeu tem muito mais barco do que terá aqui, mas normal pela pandemia então vai ser um campeonato bem forte e importante para a gente”.

Jorge Zarif não compete internacionalmente desde o fim de 2019. Os treinos e as competições em Portugal ganham ainda mais importância para ver como estão os adversários na classe Finn.

”Vamos ter pouco tempo para se preparar contra os atletas estrangeiros. Eu estou há quase um ano e meio sem velejar contra eles, já a quase dois anos sem vir aqui competir na Europa, estou ansioso para voltar às competições internacionais”.

”O Mundial na verdade é o maior objetivo aqui da viagem, estamos fazendo a preparação pensado nele, mas o Europeu é um campeonato importante também, e seria fundamental ter um desempenho razoável, óbvio que não é fácil, pouco tempo de aclimatação com o barco, material alugado da para fazer um resultado razoável”.

Mesmo com a indefinição de calendário, Jorge Zarif treinou em praticamente dois períodos cinco vezes por semana para chegar pronto para as regatas de 2021 em Ilhabela (SP) e no Rio de Janeiro (RJ).

Sobre o atleta

O principal resultado de Jorge Zarif na Finn foi o título mundial de 2013, conquistado em Tallin, na Estônia. O velejador também ganhou a versão júnior da competição um mês antes. Após o feito, foi eleito pelo Comitê Olímpico Brasileiro o Atleta do Ano.

Foi campeão da Copa do Mundo de Hyéres, bicampeão da Copa do Mundo de Miami e tetracampeão Sul-Americano. Jorge Zarif também foi campeão da Star Sailors League 2018 e campeão Mundial de 2018.

O objetivo do velejador é chegar pronto para Tóquio 2021, sua terceira olimpíada na carreira. Em Londres 2012, o velejador paulista terminou em 20º lugar e foi o mais jovem da delegação na modalidade. Já na Rio 2016, o atleta ficou em 4º. Em Pequim 2008, Jorginho foi como reserva com apenas 15 anos.

Jorge Zarif é patrocinado por Marinha do Brasil, PGL, Mitsubishi Motors Brasil e Zhik.