Triathlon transforma a vida de crianças do Ceará, em ano de pandemia

0
169
Treino especial em Aquiraz /Imagem:Neto Silva)

 

Em cinco meses de atividades, o projeto social Escolinha de Triathlon Formando Campeões ensinou uma modalidade olímpica e valores importantes para alunos da rede pública de Aquiraz e Caucai

Nadar, pedalar e correr foi uma ferramenta de transformação para cem crianças e adolescentes da rede pública de ensino do Ceará, num ano marcado pela pandemia de Covid-19. Na Escolinha de Triathlon Formando Campeões, os alunos descobriram o prazer de praticar a modalidade. Além de evoluir nas técnicas, ainda aprenderam a importância do trabalho em equipe, a disciplina e a superação, valores que já levam para a sua vida pessoal.

A Escolinha de Triathlon chegou ao Ceará em agosto, após cinco anos como referência no desenvolvimento das categorias de base no Paraná. A missão do projeto é formar cidadãos de sucesso por meio do esporte, proporcionando a prática do triathlon com estrutura profissional, segurança e muita diversão. Em Aquiraz e Caucaia, as aulas foram iniciadas seguindo todos os protocolos de segurança impostos pelo período de quarentena. Os cinquenta alunos de cada núcleo foram divididos em turmas pequenas, com horário reduzido de treino, medição de temperatura e uso obrigatório de máscaras e álcool em gel

Imagens: Neto Silva

 

 

 

 

 

 

“Num ano tão difícil e atípico, conseguimos fazer com que as crianças se movimentassem e conhecessem o triathlon. Em poucos meses de atividades, tivemos ótimos resultados. Podemos dizer que os alunos já são triatletas, porque eles nadam, pedalam e correm em sequência”, comemora Juraci Moreira, triatleta com participação em três Olimpíadas e idealizador do projeto.

Treino especial de encerramento

Os núcleos cearenses do projeto encerraram oficialmente o ano com uma sessão de treinos especial, na semana passada. Na quinta-feira (10), Juraci Moreira passou o dia praticando atividades com a criançada do núcleo de Aquiraz. Na sexta (11), foi a vez dos triatletas mirins de Caucaia receberem o padrinho. Os alunos fizeram um simulado de triathlon com distâncias curtas, apropriadas para as suas faixas etárias. Na sequência, foram organizados em equipes para disputar um aquathlon, em clima de gincana.

As atividades também contaram com outros convidados especiais. Em Aquiraz, as crianças receberam Raphael Cunha, Superintendente Regional Comercial da SulAmerica, patrocinadora do projeto no município. Raphael foi conhecer de perto o núcleo e treinou com a garotada, junto com Juraci Moreira.

Em Caucaia, as crianças conheceram Alexandre Negrão, CEO da Aeris Energy. Alexandre também participou do treino especial junto com os alunos beneficiados pelo projeto patrocinado com exclusividade pela empresa no município.

“Foi uma grande brincadeira, que é o espírito do projeto, de praticar esporte se divertindo”, conta Juraci Moreira. “De maneira muito lúdica, estamos conseguindo ensinar valores como trabalho em equipe, comprometimento, a importância de cair e levantar e se superar. O envolvimento das crianças e dos familiares também é um benefício importante que o projeto traz para a região.”

As atividades devem seguir em 2021 com as turmas da manhã e da tarde divididas em dois turnos, de 12 e 13 alunos, e uma hora de atividades para cada um. A liberação total dependerá das orientações dos próximos decretos estaduais, em relação à pandemia de Covid-19.

A FETRIECE

Pioneira em projetos sociais voltados para a formação social por meio do esporte, a Federação de Triathlon do Estado do Ceará foi criada em 1994. A partir de 2004, quando Fátima Figueiredo assumiu a presidência, a FETRIECE criou o projeto Novos Talentos, com seis núcleos distribuídos por Fortaleza, visando o desenvolvimento do esporte em toda a região e a formação de novos triatletas.

Hoje, a FETRIECE administra vários outros projetos sociais, entre eles o Atleta Cidadão. O projeto beneficia mais de 4.500 alunos de comunidades carentes, em 80 núcleos espalhados por Fortaleza, com a prática de diversos esportes.

A Fetriece conta atualmente com 256 atletas federados e é considerada referência nacional na revelação de grandes valores e talentos para o triathlon nacional, como Antônio Marcos e Wesley Matos, bicampeões no Quadro Geral de Medalhas da Confederação Brasileira de Triathlon.

  Formando Campeões

Os alunos do projeto no Ceará têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), de segunda a sexta-feira. Os alunos contarão com uniformes, bicicletas e capacetes, além de serem orientados por professores de educação física auxiliados de monitor.

Em Aquiraz, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon do Ceará. Os patrocinadores são SulAmérica, Electrolux e Cegás.

Em Caucaia, com o nome Escolinha Aeris Triathlon Formando Campeões, o projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon do Ceará. A Aeris é a patrocinadora exclusiva do projeto.