Organização da Regata Volta a Ilha de Santa Catarina rebate alegação da saida do time Itajai Sailing Team

0
433

 

A retirada do time Itajai Sailing da Regata Volta a Ilha de Santa Catarina, prevista para acontecer no final de semana em Florianópolis –  segundo a expectativa dos organizadores com 30 barcos – está mexendo com o trade náutico catarinense. Realizada desde 1969, a Regata Volta à Ilha de Santa Catarina, evento mais tradicional da vela oceânica catarinense, chega a sua 52ª edição em 2020.

Em um comunicado para imprensa  time do Itajai Sailing alega que está deixando a  Regata “Em decorrência da acentuada elevação nos casos de Covid-19 no Estado e em cumprimento aos protocolos de prevenção ao contágio do novo coronavírus, intensificados neste momento em que o mapa de risco de contágio aponta para situação gravíssima em praticamente todas as regiões de SC, o Itajaí Sailing Team optou por não participar da edição 2020 da Regata Volta a Ilha de Santa Catarina no sábado, 12 de dezembro….” .

A organização do maior evento náutico de Santa Catarina – rebate: “Como bom entusiasta e conhecedor da Vela que és, sabes que a concentração de velejadores se dará dentro dos próprios barcos. Nada diferente do que o Itajaí Sailing Team vivenciou nos eventos que participou neste ano, como no Circuito Rio, realizado há 30 dias atrás e no estado do Rio de Janeiro, que sofre, assim como nós, com esta longa pandemia.

Neste ano, não teremos o tradicional jantar de premiação, limitando o evento apenas na Regata, que é o nosso foco principal.

Como os barcos chegam em horário variados e, normalmente, com um bom intervalo entre eles, estamos tranquilos.

Para que os espectadores possam acompanhar de casa, sem causar tumulto dentro do Clube, faremos o acompanhamento virtual das embarcações” encerra o comunicado da organização do evento.

A Regata

Largada acontece às 10h, em frente à Sede Central do Veleiros da Ilha. Percurso tem 75 milhas náuticas e previsão para o sábado é excelente

Realizada desde 1969, a Regata Volta à Ilha de Santa Catarina, evento mais tradicional da vela oceânica catarinense, chega a sua 52ª edição em 2020 e promete reunir um bom número de embarcações neste sábado (12), data do evento. A largada acontece às 10h, em frente à Sede Central do Veleiros da Ilha e dá início a jornada de 75 milhas náuticas ao redor da Ilha.

O percurso inteiro tem aproximadamente 120 quilômetros e é feito sempre na direção ao Sul da Ilha. Para este sábado, a previsão é bem interessante, apontando para ventos do quadrante leste/nordeste em um dia de sol. As disputas para a 52ª Regata Volta à Ilha são abertas para as classes ORC, IRC, C30, RGS A, RGS B, RGS Cruzeiro, Bico de Proa e Multicascos.

20ª Regata Ilha do Largo:

Além da 52ª Regata Volta à Ilha de Santa Catarina, neste sábado ocorre a 20ª Regata Ilha do Largo, destinada aos barcos de menor porte, como HPE-25, Bico de Proa B, RGS C e RGS Cruzeiro B. A largada ocorre no mesmo horário, mas o percurso para as tripulações é mais curto.

Os veleiros contornam a Ilha do Largo, próximo ao Ribeirão da Ilha, sentido norte, passando entre os vãos centrais das pontes Colombo Salles, Pedro Ivo Campos e Hercílio Luz. Depois, seguem até a Ilha de Ratones Pequeno, próximo à Ponta de Sambaqui, encerrando a regata em frente ao Forte de Sant´Ana.

Reunião de Comandantes:

Nesta quarta-feira (8), acontece a Reunião de Comandantes, a partir das 19h00, na Sede Central do Veleiros da Ilha. A intenção é apresentar as novidades para essa edição e passar todas as instruções da regata aos tripulantes e Comandantes.